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A Constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos o amplo acesso à liberdade, bem como a dignidade humana. Entretanto, na prática tais garantias São deturpadas , visto a persistência do trabalho escravo na sociedade contemporâneo brasileira. Nesse sentido, afim de mitigar os males da problemática , é fulcral a análise da inobservância estatal e do individualismo de parte da população.


Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental está íntimamente ligada com o trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Acerca disso, segundo o filósofo italiano Norberto Bobbio a dignidade humana é uma qualidade intrinseco ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e á consideração por parte do Estado . Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, posto que não oferece a população meios de fiscalização que sejam eficientes contra o trabalho escravo -principalmente em regiões mais afastadas do pais- , o que , lamentavelmente , mantém os trabalhadores com jornadas de trabalho exaustivas e muitas vezes degradantes . Desse modo, o governo atua como um dos agentes perpetuadores da escravidão no território brasileiro atual, sendo imperiosa a resolução do impasse.


Ademais, é importante salientar que a mentalidade individualista da população também contribui com o trabalho escravo no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra "o Homem Cordial" , expõe o egoísmo presente na sociedade brasileira - que tende a priorizar ideiais particulares em detrimento do bem estar coletivo -. Sob essa òtica, é possível traçar um paralelo com essa realidade , visto que visando a maximização do lucro , os empregadores se aproveitam da baixa escolaridade dos funcionários e acabam inserindo os mesmos em locais aglomerados e com extrema violência violência, enfraquecendo o principio de que todos os indivíduos tem o direito à dignidade humana. Dessa forma, evidência-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no brasil: fatores imprescindíveis na construção de uma sociedade igualitário e democrática.


Portanto, São necessárias medidas operantes que reverta o trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Para isso , compete ao Ministério da justiça em parceria com a Polícia Federal a ampliação da fiscalização contra a escravidão hodierna, por meio da inserção de viaturas em locais mais afastados dos municípios , como fazendas e fábricas , além da criação de canais de denuncias anônimas , com o objetivo de erradicar o trabalho escravo no Brasil. Destarte, estará assegurado o direito à liberdade , bem como a dignidade humana , assim como rege a constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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