Inicialmente tem-se o cidadão com vulnerabilidade socioeconômica que acaba migrando para outras regiões em busca de novas oportunidades, nesse processo acaba acontecendo o aliciamento e exploração sexual, principalmente de crianças. Ao chegar ao seu destino, o trabalhador é submetido a condições péssimas e miseráveis de trabalho e sem a garantia de seus direitos, o chamado trabalho escravo, se inicia.
Por fim, geralmente há casos de fuga do local de trabalho escravo, e caso obtenha-se o êxito, a vítima pode denunciar sua situação, levando ao fim do clico. Mais de 47 mil trabalhadores já foram resgatados dessas condições desde 1995 e 95% desses trabalhadores são homens analfabetos ou com escolaridade até o quinto ano. Esses quesitos potencializam a tendência ao trabalho escravo em nosso país. Apesar de todo o processo de liberdade, muitos indivíduos voltam a ser escravos por ainda se apresentarem em situação miserável, reiniciando assim, o ciclo da escravidão contemporânea.
Com o objetivo de finalizar o ciclo da escravidão, pode-se aplicar três princípios: Prevenção, proporcionada por meio da educação, da promoção da informação, do associativismo e do cooperativismo para gerar renda dentro de comunidades carentes. Assistência às vítimas, que inclui a necessidade de alojamento temporário, o pagamento de direitos e a qualificação profissional para que aquela pessoa não volte ao mesmo estado em que se encontrava no início do ciclo. E a repressão, que acontece por meio da punição dos criminosos, que pode incluir pena, sob regime de reclusão, de dois a oito anos. Assim o Brasil poderá ser aquilo que Renato Russo procurou :“Deve haver algum lugar onde o mais forte não consegue escravizar quem não tem chances.”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada