Em primeira análise, é importante ressaltar que a vulnerabilidade é o principal motivo do trabalho análogas à escravidão. Isso, acontece devido a busca por melhores condições financeira, nas quais fazem as pessoas serem submetidas à trabalhos forçados. Nesse contexto, No período do Brasil colonial muitos índios e, negros trazidos da África foram escravizados no processo de exploração das terras brasileiras. Sendo assim, é evidente que a vulnerabilidade faz com que as pessoas sejam exploradas no trabalho, provocando a violência.
Ademais, vale destacar que a discriminação racial é um fator que contribui para o trabalho escravo no Brasil. À vista disso, a maioria das pessoas que são subestimadas à esse trabalho é negros e são tratados como mercadorias. Nesse sentido, de acordo com o site BdF, Negros são 84% dos resgatados em trabalho análogo à escravidão em 2022. Desse modo, fica claro que a discriminação racial faz com que pessoas negra sejam obrigadas à trabalhar, o que pode ocasionar no tráfico de pessoas.
Portanto, é necessário combater a vulnerabilidade e a discriminação racial, enfrentados pelos trabalhadores da análogas à escravidão. Para isso, o Poder Legislativo responsável por produzir as leis, deve punir o trabalho análogas à escravidão, através de elaboração de leis a fim de diminuir a vulnerabilidade é a discriminação racial que é primordial para segurança e bem-estar de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.