Certamente, a preocupação governamental é levada a outros problemas considerados mais urgentes no momento. Nesse sentido, o livro "Seis de Corvos" da autora americana Leigh Bardugo, retrata uma relação entre a lei e o trabalho escravo onde oficiais do Estado ignoram o alerta recebido pela população local. Fora da ficção, na sociedade brasileira, a falta de aplicação de capital em buscas efetivas para o reconhecimento de tais condições precárias de trabalho leva a perda de informação, já que o Brasil vive na ilusão do fim da escravidão desde a assinatura da lei Áurea em 1888.
Ademais, a mídia popular tem atuado como um fator prejudicial por não notificar casos tangíveis com frequência. "O trabalho escravo contemporâneo existe em todo o território nacional. Não há uma exclusividade de região, de estado ou segmento econômico" informou o procurador-geral do trabalho José de Lima Pereira. A luz disso, é excêntrica a falta de reportagens sobre tal condição presente na vida de várias pessoas. Em suma, a conscientização social deve ser presente sobre esses casos, para as pessoas saberem identificar e denunciar uma ocorrência deste.
Portanto, é essencial existir o reconhecimento do trabalho escravo contemporâneo no Brasil, é preciso deixar essa ideia negacionista, a fim da defesa dos direitos sociais de todo o país, por meio da educação no assunto, adaptada a todas as idades, financiadas pelo Estado. Nesse ínterim, a mídia deverá reconhecer a existência da problemática e dar início ao retrato de uma sociedade real, crua e sem ilusões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada