Em primeira análise, evidencia-se a ineficácia governamental para combater a não valorização dos profissionais da educação. No livro “Cidadão de Papel” do jornalista Gilberto Dimenstein, disserta de como os direitos que deveriam ser cumpridos pela constituição ficam somente no papel e não são aplicados. Nessa prisma, há políticas públicas para a valorização do docente, mas não abrangem todo o território nacional, não surtindo efeito sobre os ambientes de ensino, levando a profissionais pressionados pela precarização de seu trabalho e refletindo em uma piora no resultado dos alunos.
Ademais, é notório ressaltar a má formação socioeducacional que é causada pela desvalorização do trabalho docente. Conforme Epicteto, filósofo estóico grego “só a educação liberta”. Posto isso, a falta de valorização do docente desvaloriza juntamente o aprendizado do discente, que caminha para a formação de outros profissionais da mesma ou de demais áreas de baixa capacidade, gerando uma retroalimentação que aprisiona o maior trunfo que a educação tem a oferecer.
Portanto, é preciso que o Estado tome providência para amenizar o quadro atual. Para a valorização do trabalho docente, urge que o Ministério da Educação crie campanhas para garantir as aplicações das leis que visam diminuir a desvalorização do serviço docente. Somente assim, será possível que a debilidade reflexiva do brasileiro representado pela obra “Abaporu” sobre o serviço do educador não seja mais uma realidade no território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada