Avatar do usuário
Por Mac0mago
Quantidade de postagens
#122432
A “Abaporu” da pintora brasileira Tarsila do Amaral, é tida como símbolo metafórico do brasileiro médio, que tem como reflexão, ao representar, de modo desproporcional, o corpo da pintura. Nessa perspectiva, também pode simbolizar a debilidade reflexiva acerca da desvalorização do trabalho docente no Brasil, que se perpetua como problemática a partir da irracionalidade social que o envolve. Nesse prisma, destaca-se a ineficiência governamental e a má formação socioeducacional como consequência dessa ineficiência.
Em primeira análise, evidencia-se a ineficácia governamental para combater a não valorização dos profissionais da educação. No livro “Cidadão de Papel” do jornalista Gilberto Dimenstein, disserta de como os direitos que deveriam ser cumpridos pela constituição ficam somente no papel e não são aplicados. Nessa prisma, há políticas públicas para a valorização do docente, mas não abrangem todo o território nacional, não surtindo efeito sobre os ambientes de ensino, levando a profissionais pressionados pela precarização de seu trabalho e refletindo em uma piora no resultado dos alunos.
Ademais, é notório ressaltar a má formação socioeducacional que é causada pela desvalorização do trabalho docente. Conforme Epicteto, filósofo estóico grego “só a educação liberta”. Posto isso, a falta de valorização do docente desvaloriza juntamente o aprendizado do discente, que caminha para a formação de outros profissionais da mesma ou de demais áreas de baixa capacidade, gerando uma retroalimentação que aprisiona o maior trunfo que a educação tem a oferecer.
Portanto, é preciso que o Estado tome providência para amenizar o quadro atual. Para a valorização do trabalho docente, urge que o Ministério da Educação crie campanhas para garantir as aplicações das leis que visam diminuir a desvalorização do serviço docente. Somente assim, será possível que a debilidade reflexiva do brasileiro representado pela obra “Abaporu” sobre o serviço do educador não seja mais uma realidade no território nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
781 Exibições
por hudson76
A valorização do trabalho docente no Brasil
por Castru    - In: Outros temas
2 Respostas 
246 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
43 Exibições
por GuiPresti89
0 Respostas 
60 Exibições
por GuiPresti89
Valorização do trabalho do docente
por brunaguirao    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por brunaguirao
0 Respostas 
233 Exibições
por KauanSilvaM
Valorização do trabalho docente
por Helofaniaca    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Helofaniaca
0 Respostas 
165 Exibições
por Santanatto
0 Respostas 
103 Exibições
por anninhanc
Valorização do trabalho docente
por Nayara668    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por Nayara668
Redação do ENEM 2023

Boa tarde! Eu entendo que você não te[…]

Saúde no trabalho

No que concerne a saúde no ambiente de trab[…]

O mundo trabalhista com o advento da inteligê[…]

Promulgada em 1988, a Constituição F[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM