Primeiramente, a instabilidade no mercado de trabalho pode atingir qualquer um, seja no CLT ou no autônomo. No trabalho formal ( CLT ) temos as leis trabalhistas que garante alguns direitos como : salário mínimo, jornada de trabalho, férias, 13 salário, entre outros. O mercado muda constantemente, em fatos da demanda e oferta e na própria crise econômica realizando o corte de muitos funcionários e seguindo o corte salarial. Por outro lado, a liberdade que o trabalho empreendido causa é incontestável. Assim, abrindo um leque de opções para seu negócio, determinado seus métodos de trabalho, escalando seu tempo da melhor forma e garantindo capitais que pode ultrapassar o salário mínimo.
Entretanto, a peculiaridade de cada um, está em sua segurança garantida e nos seus direitos, no qual, o outro não pode suprir, dificultando e deixando a invulnerabilidade mais exposta. Como estão em estado de alerta sobre suas condições em relação ao desemprego, o caminho de cada um está sendo em agarrar os seus meios de oportunidades para se estabilizar, por exemplo : alguém que tem seu próprio automóvel está realizando trabalhos de transporte de passageiros por aplicativo e entregas de alimentos, ou também quem tem facilidade com o domínio de cozinhar está fazendo vários tipos de comidas seja doce ou salgado para vender, e alguns que tem o manuseio com confecções está produzindo roupas para varejo, como enfeites e brindes.
Concluindo, em geral, todos estão buscando uma solução para seu problema, colocando na balança suas preferências pessoais sobre qual meio se têm importância para si, sendo a segurança ou flexibilidade. Portanto, a qualificação profissional e educacional é quem faz o mercado prosperar e progredir com as demais evoluções tecnológicas, assim, capacitando e solidificando o mercado de trabalho. Contudo, todo esse investimento está nas mãos do governo para investir em educação de qualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.