Primeiramente, a luta contra o preconceito diante aos indivíduos de cor é frequente. Segundo o discurso de Martin Luther King – um ativista e pastor negro – chamado de “Eu tenho um sonho” é apresentada uma ideia antirracista, onde exprime um desejo harmônico entre pessoas brancas e pretas no futuro. Com isso, observa-se que mesmo com intervenções o racismo persiste. Um exemplo a ser utilizado é o caso do Vinícius Júnior – jogador da seleção brasileira – o qual sofreu vários ataques racistas durante alguns jogos no continente europeu.
Ademais, erros cometidos no passado são conservados até o futuro. Conforme o período colonial do Brasil, os donos de terra – que eram brancos – usavam a mão de obra africana sem remunerá-las. Dessa forma, nota-se que atualmente, mesmo com a abolição ada escravatura, há casos de trabalho escravo. Para exemplificar, no primeiro semestre de 2023, uma vinícola do Rio Grande do Sul foi flagrada praticando esse tipo de atividade ilegal.
Portanto, é visível que o trabalho análogo ao escravo é um estigma na sociedade. O MEC (Ministério da Educação), que atua nas escolas de todo o Brasil, poderia realizar palestras lúdicas em instituições escolares contra o racismo, com intuito de abranger todos os níveis escolares. Logo, as crianças e os adolescentes crescerão conscientizados e essa problemática irá desaparecer futuramente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.