Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar-se para o desleixo governamental.Para Thomas Hobbes -filósofo inglês- o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto,tal responsabilidade não está sendo honrada,visto que os cidadãos brasileiros ainda enfrentam o trabalho análogo à escravidão, como no caso de oito trabalhados numa fazenda em Nova Glória, na região central de Goiás,haja vista que o Estado não cria leis rígidas para punir fazendeiros que pratiquem esse ato. Consequentemente, a ausência de leis rigorosas permitem que indivíduos sairão impunes de seus atos e trabalhadores continuem à vivenciar a escravidão. Assim,para que o bem-estar seja usufruído,o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Ademais,a omissão da sociedade é outro obstáculo a ser superado.Segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês,"a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação".A afirmação de Wilde pode facilmente ser aplicada a questão do trabalho escravo contemporâneo ,já que a falta de incômodo social diante dessa problemática situa como um regresso para a nação,na medida em que pouco-ou nada- se fala sobre os casos desse ato. Por conseguinte, a falta de diálogo social intensifica o dilema, pois agentes socias escravizados e desleixados estão a mercê do trabalho escravo .Dessa maneira,medidas eficientes precisam ser adotados pela comunidade brasileira em prol da mudança social.
Há de se combater,portanto,o desafio.Nesse viés,as escolas- responsáveis pela transformação social-devem desestimular a falta de diálogo presente na questão do trabalho semelhante à escravidão ,por meio de projetos pedagógicos, como palestras,que conscientizem a sociedade a debater,com o objetivo de resolver o problema diante dessa situação.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,que,por sua vez, promoverá leis rígidas .Desse modo,certamente,a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.