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Por Digoo
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A Lei Áurea, sancionada em 1888, foi um marco na história do Brasil, pois representou o fim oficial da escravidão no país. No entanto, mais de um século depois, ainda enfrentamos um grave problema: a persistência do trabalho análogo à escravidão. Essa prática, que viola os direitos humanos e a dignidade dos trabalhadores, é inaceitável em pleno século XXI.

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2020, foram resgatados mais de 55 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Esses trabalhadores são submetidos a condições degradantes, como jornadas exaustivas, falta de água potável e saneamento básico, alojamentos precários e violência física e psicológica.

Além disso, a exploração do trabalho análogo à escravidão está presente em diversos setores da economia, como a agropecuária, a construção civil e a indústria têxtil. Muitas vezes, os trabalhadores são aliciados com falsas promessas de emprego e acabam sendo submetidos a condições desumanas.

Diante desse cenário, é fundamental que o Estado brasileiro adote medidas efetivas para combater o trabalho análogo à escravidão. É preciso fortalecer os órgãos de fiscalização e punir rigorosamente os responsáveis por essa prática criminosa. Além disso, é necessário investir em políticas públicas que garantam o acesso dos trabalhadores a condições dignas de trabalho e remuneração justa.
Cabe também à sociedade civil se mobilizar e denunciar casos de trabalho análogo à escravidão. É importante que as empresas e consumidores sejam conscientizados sobre a importância de respeitar os direitos trabalhistas e evitar a compra de produtos que tenham sido produzidos em condições desumanas.

Em Conclusão, a persistência do trabalho análogo à escravidão no Brasil é uma grave violação dos direitos humanos e da dignidade dos trabalhadores. É preciso que o Estado, a sociedade civil e as empresas se unam para combater essa prática criminosa e garantir condições dignas de trabalho para todos os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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