É de conhecimento histórico que o Brasil foi o ultimo país a abolir o regime escravocrata, completando 135 anos no de 2023. Todavía, ainda temos diversas sequelas de tal época, como também outros fatores culturais e históricos ajudam em existência de brechas nas leis, assim, os empregadores aproveitam-se de tal fator. As condições ou fatores, como amostra temos o próprio contrato, a geografia e motivos socioculturais dificultam a fiscalização.
Como percebido ao longo dos anos, está se tornando cada vez mais complicado conseguir recursos para realizar uma fiscalização trabalhista. O trabalho análogo a escravidão fere vividamente os direitos e caráter de um cidadão, ele receberá menos do que deveria, trabalhará mais do que a condição humana aguenta, fisicamente e psicologicamente. As instituições, como os sindicatos, não poderão comprir com seu dever graças a falta de verbas por esse ser um assunto "escondido".
Portanto, é preciso que o Ministério da Fazenda e do Trabalho aumentem significamente a porcentagem dertinadas as verbas para as instituições, assim aumentando a fiscalização e salvando cidadãos nessas condições. Como também, devem criar um local de apoio, por muitas vezes essas pessoas virem de outro local ou perderem tudo o que tinham, assim não deíxando-as desamparadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.