Nessa perspectiva, ainda que seja pouco discutido, o trabalho escravo deve ser de conhecimento de todo cidadão. Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte. Dessa forma, compreende-se que, o trabalho análogo à escravidão tem se tornado invisível aos olhos da população, isto porque muitos cidadãos não possuem o conhecimento que a problemática é uma realidade no Brasil, dificultando a identificação desses casos. Com isso, é de extrema relevância que o conhecimento acerca do tema seja promulgado na sociedade brasileira.
Diante desse cenário, destaca-se também a influência da má distribuição de renda no agravamento do trabalho escravo. Segundo o pensador George Orwell, todos são iguais, mas alguns são mais que os outros. Em suma, o pensamento torna-se verdadeiro devido a questão da desigualdade de renda, visto que os explorados pelo trabalho escravista são indivíduos que vivem em situação de pobreza, forçando-os a buscarem uma mísera fonte de renda nesses trabalhos. Portanto, melhorar as condições financeiras dos mais pobres pode contribuir para o extermínio do trabalho análogo à escravidão.
Desse modo, é notório que a realidade sobre o trabalho escravo deve ser divulgada para conhecimento público e que a pobreza intensifica no combate do problema. Assim, é necessário que o Ministério do Trabalho torne o assunto para conhecimento público, implantando palestras públicas e divulgando documentários através de plataformas midiáticas; e ainda, que o Estado forneça programas sociais que visem o benefício dos cidadãos mais pobres, promovendo um Brasil harmonioso longe dos problemas do trabalho análogo à escravidão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada