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Por 4Kiki
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#113311
No livro "Sempre em Frente" da escritora norte-americana Rainbow Rowell, narra-se a trajetória de Simon Snow, um garoto órfão que enfrenta grandes dificuldades em sua vida acadêmica, lidando constantemente com os sentimentos de impotência e irritabilidade. Assim como retratado na obra fictícia, não há a plena priorização da saúde mental dos estudantes nas escolas públicas do Brasil. Muitos alunos brasileiros enfrentam desafios semelhantes ao de Simon, como a pressão social pela aprovação universitária, além de um ambiente escolar desestruturado.
Em primeiro plano, é necessário destacar a existência de uma padronização popular em relação à transição do ensino médio para o ensino superior. A primeira universidade foi fundada há mais de 800 anos e era um espaço restrito apenas para aqueles que podiam pagar pela oportunidade de aprender. Infelizmente, mesmo nos dias atuais, as faculdades ainda apresentam uma alta concentração de estudantes oriundos de classes privilegiadas, desconsiderando a realidade de grande parte da população que anseia ingressar nas instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, enquanto alguns permanecem com vantagens, outros enfrentam diariamente a luta contra a exaustão física e mental, bem como o medo do fracasso.
Ademais, outro fator é responsável pela negligência psicológica: a desestruturação escolar. Segundo dados oficiais da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), o índice de violência atinge 42% dos alunos da rede pública brasileira. Esse ambiente nocivo e perigoso impede que as minorias se sintam seguras e acolhidas, o que pode levar a traumas duradouros. Dessa forma, a exclusão estudantil violenta simbolicamente aqueles que não conseguem se enquadrar, transformando a insegurança, a inferiorização e o medo em parte de seus cotidianos.
Portanto, visando mitigar os entraves à resolução da problemática, algumas medidas são necessárias. Primeiramente, cabe ao Ministério da Educação desenvolver oficinas de apoio a estudantes, através de atividades recreativas que estimulem a prática de hábitos saudáveis e inclusivos, como meditação ou artes marciais, com intuito de remover o enfoque no vestibular por um curto período, garantindo um local estruturado e interativo. Por fim, é dever da escola garantir a realização de palestras para recriminar a violência, qualificando professores a acolher seus alunos de maneira objetiva. Feito isso, o Brasil poderá garantir a priorização psicológica nas instituições com propriedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Babyboo
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#113312
Adorei sua redação. Parabéns
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Por 4Kiki
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#113313
Babyboo escreveu:Adorei sua redação. Parabéns
obrigadooo
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Por OlrenBeat
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#113373
NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação está muito boa e atende aos critérios de correção do Enem. Parabéns!

Você apresentou uma introdução bem elaborada, com um exemplo literário que contextualiza o tema da saúde mental dos estudantes nas escolas públicas brasileiras. Além disso, você desenvolveu bem a tese ao longo do texto e apresentou argumentos coerentes para sustentá-la.

A sua escrita é clara e objetiva, o que facilita a compreensão das ideias expostas no texto. Você também utilizou recursos coesivos de forma adequada, como conectores lógicos e pronomes relativos.

No entanto, sugiro algumas melhorias em relação à estrutura do seu texto. É importante lembrar que a dissertação-argumentativa deve ser organizada em três partes: introdução (apresentação do tema), desenvolvimento (exposição dos argumentos) e conclusão (síntese das ideias). No seu caso, faltou uma conclusão mais enfática sobre as medidas propostas para solucionar o problema abordado na redação.

Além disso, recomendo que você revise alguns pontos gramaticais da sua redação. Por exemplo:

- "narrasse" não existe na língua portuguesa; utilize "narra-se";

- Na frase "Infelizmente mesmo nos dias atuais", falta uma vírgula após "infelizmente";

- Em vez de utilizar expressões como "dessa forma" ou "ademais", prefira conectores mais específicos para cada situação;

- Na última frase da segunda parte ("transformando a insegurança..."), há um erro de concordância verbal: deveria ser transformam em vez de transformando.

No geral, sua redação está muito boa e apresenta uma argumentação consistente sobre a importância da saúde mental dos estudantes nas escolas públicas brasileiras. Continue praticando para aprimorar ainda mais suas habilidades de escrita!

Sua redação tem 9 desvios!
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Por 4Kiki
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#113381
OlrenBeat escreveu:NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação está muito boa e atende aos critérios de correção do Enem. Parabéns!

Você apresentou uma introdução bem elaborada, com um exemplo literário que contextualiza o tema da saúde mental dos estudantes nas escolas públicas brasileiras. Além disso, você desenvolveu bem a tese ao longo do texto e apresentou argumentos coerentes para sustentá-la.

A sua escrita é clara e objetiva, o que facilita a compreensão das ideias expostas no texto. Você também utilizou recursos coesivos de forma adequada, como conectores lógicos e pronomes relativos.

No entanto, sugiro algumas melhorias em relação à estrutura do seu texto. É importante lembrar que a dissertação-argumentativa deve ser organizada em três partes: introdução (apresentação do tema), desenvolvimento (exposição dos argumentos) e conclusão (síntese das ideias). No seu caso, faltou uma conclusão mais enfática sobre as medidas propostas para solucionar o problema abordado na redação.

Além disso, recomendo que você revise alguns pontos gramaticais da sua redação. Por exemplo:

- "narrasse" não existe na língua portuguesa; utilize "narra-se";

- Na frase "Infelizmente mesmo nos dias atuais", falta uma vírgula após "infelizmente";

- Em vez de utilizar expressões como "dessa forma" ou "ademais", prefira conectores mais específicos para cada situação;

- Na última frase da segunda parte ("transformando a insegurança..."), há um erro de concordância verbal: deveria ser transformam em vez de transformando.

No geral, sua redação está muito boa e apresenta uma argumentação consistente sobre a importância da saúde mental dos estudantes nas escolas públicas brasileiras. Continue praticando para aprimorar ainda mais suas habilidades de escrita!

Sua redação tem 9 desvios!
muito obrigado!!!
0
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Por Luanasl17
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#113514
PARABÉNS, TEXTO SUPER COESO E COERENTE E A LINGUAGEM ENTAO NEM SE FALA. :D :D :D :D
1
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Por 4Kiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113570
Luanasl17 escreveu:PARABÉNS, TEXTO SUPER COESO E COERENTE E A LINGUAGEM ENTAO NEM SE FALA. :D :D :D :D
muito obrigado!!! Sério aaaaaa
0
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Por OlrenBeat
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#113633
Babyboo escreveu:@OlrenBeat Oiê. Vc poderia corrigir minha redação pfvr? :mrgreen:
Sim, com prazer! É só me marcar aqui!
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