Em primeiro plano, é necessário destacar a existência de uma padronização popular em relação à transição do ensino médio para o ensino superior. A primeira universidade foi fundada há mais de 800 anos e era um espaço restrito apenas para aqueles que podiam pagar pela oportunidade de aprender. Infelizmente, mesmo nos dias atuais, as faculdades ainda apresentam uma alta concentração de estudantes oriundos de classes privilegiadas, desconsiderando a realidade de grande parte da população que anseia ingressar nas instituições públicas de ensino superior. Dessa forma, enquanto alguns permanecem com vantagens, outros enfrentam diariamente a luta contra a exaustão física e mental, bem como o medo do fracasso.
Ademais, outro fator é responsável pela negligência psicológica: a desestruturação escolar. Segundo dados oficiais da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), o índice de violência atinge 42% dos alunos da rede pública brasileira. Esse ambiente nocivo e perigoso impede que as minorias se sintam seguras e acolhidas, o que pode levar a traumas duradouros. Dessa forma, a exclusão estudantil violenta simbolicamente aqueles que não conseguem se enquadrar, transformando a insegurança, a inferiorização e o medo em parte de seus cotidianos.
Portanto, visando mitigar os entraves à resolução da problemática, algumas medidas são necessárias. Primeiramente, cabe ao Ministério da Educação desenvolver oficinas de apoio a estudantes, através de atividades recreativas que estimulem a prática de hábitos saudáveis e inclusivos, como meditação ou artes marciais, com intuito de remover o enfoque no vestibular por um curto período, garantindo um local estruturado e interativo. Por fim, é dever da escola garantir a realização de palestras para recriminar a violência, qualificando professores a acolher seus alunos de maneira objetiva. Feito isso, o Brasil poderá garantir a priorização psicológica nas instituições com propriedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.