Por Luara24
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No filme estadunidense "O diabo veste Prada", a personagem principal, Andy, é uma jovem recém formada que consegue um emprego em uma empresa de grande porte, aonde obtém novos conhecimentos e precisa superar desafios. Contrária a realidade de Andy, está a de muitos jovens, já que o desemprego entre jovens formados é um problema a ser sanado no Brasil. Fato que ocorre, seja pela defasagem do ensino superior, seja pela saturação do mercado de trabalho. Dessa maneira, é fundamental que essa questão seja solucionada a fim de que não haja o desinteresse das próximas gerações pela formação superior.

Em primeiro lugar, acerca da falta de empregabilidade para pessoas formadas, deve-se destacar a queda na qualidade da educação superior, gerada especialmente pelo surgimento desenfreado de universidades as quais oferecem muita teoria e pouca prática necessária para garantir empregabilidade. Isso acontece pela falta de interesse das instituições de ensino superior em preparar verdadeiramente os alunos para atuarem em suas áreas de forma prática. Consequentemente, muitas pessoas saem da faculdade sem saber exercer a profissão de formação e buscam outras formas de aprender. Essa conjuntura de desinteresse das universidades em oferecer um bom ensino exemplifica o pensamento do educador Paulo Freire o sobre a "Educação Bancária", método de ensinar o qual consiste apenas em transmitir informações aos alunos, sem os oferecer vivências. Desse modo, é crucial que sejam adotados melhores metodologias para que os recém formados não sejam prejudicados durante o processo de inserção no mercado de trabalho.

Além disso, é importante frisar que além da má qualidade de ensino, outro fator que corrobora para a problemática, é o crescimento no número de pessoas com diploma e a inexistência de vagas de trabalho para todas elas, uma vez que essa conjuntura faz com que muitos não atuem em suas áreas de formação e aceitem desenvolver outras funções para garantirem seus sustentos. Como consequência disso, a desvalorização do certificado universitário torna-se uma realidade crescente. Nesse sentido, segundo o levantamento da consultoria I Dado, cerca de 525 mil trabalhadores com diploma, com idade entre 22 e 25 anos, têm empregos que não exigem ensino superior. Dessa maneira, esse problema urge a ser solucionado para que não haja a perca de interesse pela formação universitária.

Portanto, é essencial que sejam adotadas medidas para a reversão da questão de falta de oportunidade para pessoas formadas. Para isso, compete ao Ministério da Educação incentivar as faculdades a proporcionarem vivências aos discentes, por intermédio projetos voltados a ensiná-los desenvolver suas profissões. Isso deve ser feito através de aulas práticas e mais próximas da realidade do dia a dia de trabalho, para, deste modo garantir melhor formação aos estudantes. Além disso, o Governo Federal deve criar incentivos fiscais, por meio de leis que garantam apoio financeiro para as empresas contratarem profissionais recém formados, com o intuito de oferecer oportunidade em suas áreas de formação. Desta forma, forma será possível atenuar o índice de desemprego entre pessoas com nível superior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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