Em primeira análise, é imprescindível destacar o desrespeito em decorrência da diversidade entre religiões, que se tornou um grande problema para a coletividade brasileira. Isso ocorre na medida em que, o indivíduo se limita apenas uma maneira de acreditar e pensa em suas crenças religiosas, tal atitude faz com que a negligência e intolerância se estende, impedindo assim a liberdade de expressão e escolha, da mesma maneira, que foi registrado nos tempos anteriores. Logo, é inaceitável que esse quadro pendure em questão na corporação brasileira.
Ademais, diante desse cenário, deve-se ressaltar os ataques e agressões tanto físicas como verbais em defesa do absolutismo religioso, ou seja, o controle sobre quais devem ser ou não a crença e cultura da sociedade em função de uma só religião. Desse modo, traçou impactos no bem estar grupal coletivo, que por causa dessa conjuntura foi impedido de seguir sua própria religiosidade. Isso porque, como afirmou Bertrand, filósofo britânico que “ a humanidade tem dupla moral: uma que prega mas não prática, outra que prática mas não prega “. Assim como, acontece na violência geradora da intolerância religiosa, já que todas as crenças querem determinado respeito e aceitação, mas grande parte delas não cumprem a devida atitude. Por isso, é Indispensável que a situação mude, caso contrário, trará mais consequências a liberdade de expressão.
Evidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o ( MEC) juntamente com o Poder executivo, deve desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com vítimas do obstáculo. Tal como, especialistas no assunto. Tais palestras devem ser feitas nas medidas e redes sociais dos Ministérios, com a proposta de trazer mais clareza sobre a intolerância religiosa no Brasil e assim obter o devido apoio para essas vítimas e alcançar um público maior. Somente assim, será possível distanciar a situação ocorrida no século xvi à xix.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.