Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a fome no Brasil. À vista disso, essa falta de medidas vem permeando a sociedade e culminando uma série de problemas, como problemas de saúde, físico e mental. " Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre os detritos. O bicho, meu Deus, era um homem", escreveu Manuel bandeira em seu poema - O Bicho. Presentemente, esse trecho se enquadra a realidade de milhares de brasileiros, diante desse cenário, não há dúvidas que a insegurança alimentar e a fome no Brasil é um problema preocupante.
Ademais, é importante apontar a desigualdade socioeconômica como impulsionadora da vulnerabilidade alimentar no Brasil. Segundo o site G1, 33,1 milhões de brasileiros passam fome diariamente. Diante de tal exposto, é notório que a desigualdade social cresce cada dia mais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é fundamental que o Ministério do Desenvolvimento Social, por intermédio de campanhas, realize propostas de novas políticas públicas para a população de baixa renda e extrema pobreza - A fim de promover a saúde e o direito à alimentação como antevê a Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.