Avatar do usuário
Por Renataaaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97285
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Apesar disso, esse direito não tem repercutido com destaque no âmbito social quando se observa a insegurança alimentar e a fome no brasil, dificultando, cada vez mais, a propagação desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária análise dos fatores que favorecem esse quadro.
    Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a fome no Brasil. À vista disso, essa falta de medidas vem permeando a sociedade e culminando uma série de problemas, como problemas de saúde, físico e mental. " Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre os detritos. O bicho, meu Deus, era um homem", escreveu Manuel bandeira em seu poema - O Bicho. Presentemente, esse trecho se enquadra a realidade de milhares de brasileiros, diante desse cenário, não há dúvidas que a insegurança alimentar e a fome no Brasil é um problema preocupante.
    Ademais, é importante apontar a desigualdade socioeconômica como impulsionadora da vulnerabilidade alimentar no Brasil. Segundo o site G1, 33,1 milhões de brasileiros passam fome diariamente. Diante de tal exposto, é notório que a desigualdade social cresce cada dia mais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a persistir.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é fundamental que o Ministério do Desenvolvimento Social, por intermédio de campanhas, realize propostas de novas políticas públicas para a população de baixa renda e extrema pobreza - A fim de promover a saúde e o direito à alimentação como antevê a Constituição Federal de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
288 Exibições
por OlrenBeat
4 Respostas 
276 Exibições
por RayaneSC
Insegurança alimentar e a fome no Brasil
por Flicker2307    - In: Outros temas
2 Respostas 
103 Exibições
por Flicker2307
Insegurança alimentar e a fome no Brasil
por Grazii2345    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por Grazii2345
0 Respostas 
159 Exibições
por ThiagoVent
Insegurança alimentar no Brasil
por Isa99    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por Isa99
0 Respostas 
126 Exibições
por mariasena
Insegurança alimentar no Brasil
por Hgftyj    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por Hgftyj
Insegurança alimentar no Brasil
por Hgftyj    - In: Outros temas
0 Respostas 
38 Exibições
por Hgftyj
Insegurança alimentar no Brasil
por Darc02ny    - In: Outros temas
0 Respostas 
40 Exibições
por Darc02ny

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM