A prelúdio, cabe mencionar, em uma primeira análise, a disseminação de falácias como precursor dessa problemática. Tal prerrogativa ocorre, pois segundo o professor Arnaldo Cheixas, terapeuta analítico-comportamental e mestre em neurociências e comportamento, as pessoas tendem a acreditar naquilo que lhes convém, buscando elementos que justifiquem a veracidade daquela informação. Dessarte, o leitor é convencido, porque, muitas das vezes, essas informações são distorcidas e falsamente embasadas - seja pela figura de um médico, advogado ou juiz, como por exemplo -, provocando um ciclo de compartilhamento de informações não autênticas. Dessa forma, as pessoas continuarão a medicar-se de maneira errônea acreditando estar agindo corretamente.
Ademais, em uma segunda análise, devido ao desconhecimento e a propagação de informações falsas, as consequências são diversas. De acordo com Pfizer, corporação farmacêutica e biotecnológica, no Brasil, cerca de 35% da população brasileira se automedica sem qualquer receita médica. Além disso, a automedicação acarreta em graves danos ao indivíduo e à saúde pública, a retrato da intoxicação, reações alérgicas e a resistência de microrganismo ao remédio. Desse modo, o desconhecimento sobre efeitos colaterais da automedicação molda o comportamento das pessoas e as prejudica.
Depreende-se, portanto, a automedicação como um problema presente na sociedade brasileira. Destarte, urge que o Estado, órgão de poder máximo, em conjunto com o Ministério da Saúde, responsável pela proteção e recuperação da saúde da população, por meio de verbas governamentais, criar projetos que visem coibir a venda de medicamentos sem prescrições médicas. Outrossim, por meio de campanhas televisivas, informar as pessoas sobre as problemáticas da automedicação e os efeitos colaterais por ela ocasionado. Por fim, com essas medidas, passa a não ser mais uma realidade as consequências relacionadas a automedicação na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.