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Por Moon199
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#97260
TEMA: Ameaça Ignorada: Por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade?

Redação para Concurso:
Padrão: 0-100 (BANCA CPS - Uneb)

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)

_________________________________________________________________________________

De acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, pode-se inferir que toda pessoa tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, tal direito não é garantido devido a intensificação do aquecimento global, que provoca alterações climáticas e problemas ambientais em todo o planeta, ainda assim é possível observar acerto descaso quanto ao assunto por parte da sociedade. Nesse contexto nota-se que a óbice, do descaso, é amplificado por conta, não só da campanha de desinformação, mas também pela complexidade do problema em si.

Cabe salientar que desinformar é uma maneira de se postergar a solução de algo. Segundo Ricardo Felício, professor da USP, a teoria do aquecimento global seria uma forma de frear o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos. Nessa perspectiva pode-se observar uma tese, de conspiração,defendida por uma autoridade relevante, neste caso um professor,esse é um exemplo de como o ato de desinformar é preocupante, já que, inevitavelmente, tal tese atinge e influencia diversas pessoas levando as a acreditar que de fato o planeta Terra não está aquecendo e de que existe toda uma trama, oculta, sob tais argumentos. Portanto, indubitavelmente, parte da sociedade, que confia neste professor, por exemplo, tende a não levar o problema a sério.

Além disso, é possível destacar que grandes problemas envolvem diversos setores e geralmente possuem solução lenta. Pitágoras - expoente filósofo - destaca que deve-se educar as crianças para não ser necessário punir os adultos. Infelizmente, o ato de educar é complexo, pois deve-se levar em conta a potencialidade e interesse de cada aluno, algo que por sua vez demanda um acompanhamento constante e mudança de estratégias, o mesmo ocorre com o problema ambiental da elevação da temperatura global, pois afeta todos os países do planeta, em suas particularidades, que por sua vez possuem governos próprios, sendo necessária articulação entre o conjunto para reduzir o problema, como observado no Protocolo de Kyoto. Diante disso percebe-se que tamanho problema demanda uma comoção e concordância internacional, algo, muitas vezes, difícil que acaba sendo prorrogado para futuros gestores.

Diante dos fatos supracitados é perceptível que o descaso quanto a este sério problema envolve o fator da desinformação social e a dificuldade, conjunta, de se resolver a óbice. Faz-se necessário o destaque de recursos, por parte da ONU, para a construção da campanha de conscientização, em todos os setores da educação, e consequente aprendizado sobre a gravidade do aquecimento global além da promoção de um fórum de discussão mundial, entre os diversos Estados do globo, a exemplo da COP26, quanto a formas de resolução do problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por abiaacs
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#97591
Boa noite, @Moon199,

desculpe a demora, mas está aqui a correção.

De acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, pode-se inferir que toda pessoa tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, tal direito não é garantido devido a intensificação do aquecimento global, que provoca alterações climáticas e problemas ambientais em todo o planeta, ainda assim é possível observar [a]certo descaso quanto ao assunto por parte da sociedade. Nesse contexto nota-se que a óbice, do descaso, é amplificado por conta, não só da campanha de desinformação, {1- mas também pela complexidade do problema em si}.

Obs. Introdução:
- {1} Seja mais específica.

Cabe salientar que desinformar é uma maneira de se postergar a solução de algo. Segundo Ricardo Felício, professor da USP, a teoria do aquecimento global seria uma forma de frear o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos. Nessa perspectiva(,) pode-se observar uma tese[,] de conspiração, defendida por uma autoridade relevante, neste caso um professor[,](.) este é um exemplo de como o ato de desinformar é preocupante, já que, inevitavelmente, tal tese atinge e influencia diversas pessoas(,) levando(-)as a acreditar que de fato o planeta Terra não está aquecendo e de que existe toda uma trama, oculta, sob tais argumentos. Portanto, indubitavelmente, parte da sociedade, que confia neste professor, por exemplo, tende a não levar o problema a sério. {Excelente D1, parabéns!}

Além disso, é possível destacar que grandes problemas envolvem diversos setores e geralmente possuem solução lenta. (O filósofo) Pitágoras(,) [- expoente filósofo -] destaca que (se) deve[-se] educar as crianças para não ser necessário punir os adultos. Infelizmente, o ato de educar é complexo, pois deve-se levar em conta a potencialidade e interesse de cada aluno, algo que por sua vez demanda (de) um acompanhamento constante e mudança de estratégias[,](.) o mesmo ocorre com [o problema ambiental d]a elevação da temperatura global, pois afeta todos os países do planeta, em suas particularidades, que por sua vez possuem governos próprios, sendo necessária articulação entre o conjunto para reduzir o problema, {2- como observado no Protocolo de Kyoto}. Diante disso percebe-se que tamanho problema demanda uma comoção e concordância internacional, algo, muitas vezes, (de) difícil [que acaba] (solução,) sendo prorrogado para futuros gestores.

Obs. D2:
- {2} já que possui o protocolo de Kyoto e mesmo assim não houve redução do aquecimento global. Você acha que a "articulação entre o conjunto", que é o mesmo propósito que o protocolo anterior, vai realmente reduzir o problema?

Diante dos fatos supracitados é perceptível que o descaso quanto a este sério problema envolve o fator da desinformação social e a {3- dificuldade, conjunta, de se resolver a óbice}. Faz-se necessário [o destaque de] recursos (financeiros), por parte da ONU, para a construção [da] (de) campanha(s e propagandas) [de] (para promover a) conscientização[,] em todos os setores da educação[, e consequente aprendizado sobre a gravidade do aquecimento global] (.) além (disso,) [da promoção de] (deve construir) um fórum de discussão mundial, entre os diversos [Estados] (países) do globo, a exemplo da COP26, [quanto] (para discutir) a(s) formas de resolução do problema.

Obs. Conclusão:
- {3} "A dificuldade de resolver o problema" é CONSEQUÊNCIA do "descaso ao aquecimento global" e NÂO a causa;
- Diferente da redação do Enem, a banca não exige uma solução hiper detalhada, mas sua conclusão está um pouco confusa, pois carece de coerência e possui propostas redundantes.

Observações gerais:
- Não tenha medo de usar pontos de continuação kkkk ;p, caso contrário deixará seus tópicos frasais longos.

Redação para Concurso:
Padrão: 0-100 (BANCA CPS - Uneb)
Pontuação: 80

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo
Pontuação: 25

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa
Pontuação: 20
O D2 não foi muito bem articulado, por isso há perca de pontos, quanto a relevância argumentativa

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão
Pontuação: 20
Possui algumas falhas com relação a pontuação e adequação de vocábulos

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)
Pontuação: 15
Não acho que o D2 foi muito bem conciso e claro, além disso, sua conclusão apresentou falhas.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por Moon199
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97611
Boa tarde @abiaacs , acabo de ver a correção
Muito obrigado pelos pontos destacados, realmente pequei na questão dos pontos rsrs
Vou me debruçar mais um pouco sobre essas conclusões, realmente após ler com suas observações pude perceber este problema de confusão
:roll:
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