Redação para Concurso:
Padrão: 0-100 (BANCA CPS - Uneb)
I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo
II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa
III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão
IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)
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De acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, pode-se inferir que toda pessoa tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, tal direito não é garantido devido a intensificação do aquecimento global, que provoca alterações climáticas e problemas ambientais em todo o planeta, ainda assim é possível observar acerto descaso quanto ao assunto por parte da sociedade. Nesse contexto nota-se que a óbice, do descaso, é amplificado por conta, não só da campanha de desinformação, mas também pela complexidade do problema em si.
Cabe salientar que desinformar é uma maneira de se postergar a solução de algo. Segundo Ricardo Felício, professor da USP, a teoria do aquecimento global seria uma forma de frear o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos. Nessa perspectiva pode-se observar uma tese, de conspiração,defendida por uma autoridade relevante, neste caso um professor,esse é um exemplo de como o ato de desinformar é preocupante, já que, inevitavelmente, tal tese atinge e influencia diversas pessoas levando as a acreditar que de fato o planeta Terra não está aquecendo e de que existe toda uma trama, oculta, sob tais argumentos. Portanto, indubitavelmente, parte da sociedade, que confia neste professor, por exemplo, tende a não levar o problema a sério.
Além disso, é possível destacar que grandes problemas envolvem diversos setores e geralmente possuem solução lenta. Pitágoras - expoente filósofo - destaca que deve-se educar as crianças para não ser necessário punir os adultos. Infelizmente, o ato de educar é complexo, pois deve-se levar em conta a potencialidade e interesse de cada aluno, algo que por sua vez demanda um acompanhamento constante e mudança de estratégias, o mesmo ocorre com o problema ambiental da elevação da temperatura global, pois afeta todos os países do planeta, em suas particularidades, que por sua vez possuem governos próprios, sendo necessária articulação entre o conjunto para reduzir o problema, como observado no Protocolo de Kyoto. Diante disso percebe-se que tamanho problema demanda uma comoção e concordância internacional, algo, muitas vezes, difícil que acaba sendo prorrogado para futuros gestores.
Diante dos fatos supracitados é perceptível que o descaso quanto a este sério problema envolve o fator da desinformação social e a dificuldade, conjunta, de se resolver a óbice. Faz-se necessário o destaque de recursos, por parte da ONU, para a construção da campanha de conscientização, em todos os setores da educação, e consequente aprendizado sobre a gravidade do aquecimento global além da promoção de um fórum de discussão mundial, entre os diversos Estados do globo, a exemplo da COP26, quanto a formas de resolução do problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada