Em princípio, o 'bullying' se manifesta tanto em agressões físicas quanto psicológicas, a maioria desses agressores são aqueles que querem se sentir superior ao colega, ou até mesmo, ser o mais popular da escola. Fator que também influencia, é a desestruturação familiar, crianças e adolescentes que crescem em lares onde os próprios pais ensinam a resolverem tudo com violência, ou até mesmo que são agredidas por quem deveria cuidar. Infelizmente, casos de 'bullying' continuam crescendo, o que é visível na maioria das escolas brasileiras.
Por outro lado, muitas das vítimas escondem dos seus familiares e da escola que estão sofrendo 'bullying', percebe-se então, que o número de alunos vítimas dessas agressões são bem maiores. O 'bullying' está sendo normalizado e matando pessoas inocentes, resultado disso, são estudantes que cometem suicídio por sofrerem sozinhos, sem saber com quem contar e como lidar com situações que afetam e causam dor na vida deles.
Para combater o 'bullying' medidas devem ser tomadas. As instituições de ensino precisam criar programas de apoio psicológico para essas vítimas, além de prestarem mais atenção no comportamento dos seus alunos. Também é de responsabilidade dos pais darem de fato, uma boa educação, onde dentro da sua própria casa, haja respeito e conversa. Esse mal do século deve ser combatido por todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.