Diante deste cenário, a desigualdade social motiva a perpetuação da falta de letramento nos primeiros anos de vida. Nesse viés durante o Período colonial, apenas a aristocracia - organização, composta pelos Nobres - tinham acesso á leitura e à educação. Dessa forma, no Brasil contemporâneo, isso, ainda Persiste, visto que as crianças em situação de Extrema pobreza não tem o privilégio de dar prioridade aos estudos, em virtude da escassez de comida e de recursos para a sua permanência na escola. Assim essa desigualdade evidencia um retrocesso e retoma a cruel realidade da colônia, e, enquanto tal problema se mantiver, a alfabetização não será garantido aos brasileiros na primeira infância.
Além disso, o analfabetismo fragiliza a dignidade humana. Desse modo, o expoente pedagogo Paulo Freire desenvolveu a obra "Pedagogia do oprimido" o qual defendeu que a educação seria libertadora, bem como capaz de oferecer novas perspectivas aos indivíduos marginalizados. Todavia, a alfabetização tardia - aquela que ocorre após os 6 anos - pode prejudicar o ideal proposto pelo pedagogo, já que O analfabetismo evidencia a defasagem educacional, e inviabiliza a entrada no ensino superior e no mercado de trabalho. Inclusive, aqueles que são incapazes de escrever o próprio nome também serão privados de reivindicar melhorias de vida e estarão submissos à opressão denunciada por Freire de modo que, embora o Brasil ao almeje de tornar-se desenvolvido, é incoerente manter seu povo analfabeto.
Há de se buscar, portanto, alternativas para garantir o letramento na primeira infância. Para isso as escolas - responsáveis pela transformação social - devem desconstruir a desigualdade social, através de projetos pedagógicos, como aulas e palestras capazes de diminuir a falta de letramentos nos mesmos anos de Vida. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar o analfabetismo e de garantir que o Brasil seja uma nação justa, solidária e, de fato livre de Exploração.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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