Avatar do usuário
Por Darc02ny
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97204
A "Constituição federal", de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro-assegura a todos a educação. Entretanto, a falta de alfabetização na primeira infância mostra que os indivíduos ainda não experimentaram este direito, na prática. Nesse sentido, fica evidente que o cenário nefasto ocorre em razão não só da desigualdade social mas também da dignidade humana frágil.

Diante deste cenário, a desigualdade social motiva a perpetuação da falta de letramento nos primeiros anos de vida. Nesse viés durante o Período colonial, apenas a aristocracia - organização, composta pelos Nobres - tinham acesso á leitura e à educação. Dessa forma, no Brasil contemporâneo, isso, ainda Persiste, visto que as crianças em situação de Extrema pobreza não tem o privilégio de dar prioridade aos estudos, em virtude da escassez de comida e de recursos para a sua permanência na escola. Assim essa desigualdade evidencia um retrocesso e retoma a cruel realidade da colônia, e, enquanto tal problema se mantiver, a alfabetização não será garantido aos brasileiros na primeira infância.

Além disso, o analfabetismo fragiliza a dignidade humana. Desse modo, o expoente pedagogo Paulo Freire desenvolveu a obra "Pedagogia do oprimido" o qual defendeu que a educação seria libertadora, bem como capaz de oferecer novas perspectivas aos indivíduos marginalizados. Todavia, a alfabetização tardia - aquela que ocorre após os 6 anos - pode prejudicar o ideal proposto pelo pedagogo, já que O analfabetismo evidencia a defasagem educacional, e inviabiliza a entrada no ensino superior e no mercado de trabalho. Inclusive, aqueles que são incapazes de escrever o próprio nome também serão privados de reivindicar melhorias de vida e estarão submissos à opressão denunciada por Freire de modo que, embora o Brasil ao almeje de tornar-se desenvolvido, é incoerente manter seu povo analfabeto.

Há de se buscar, portanto, alternativas para garantir o letramento na primeira infância. Para isso as escolas - responsáveis pela transformação social - devem desconstruir a desigualdade social, através de projetos pedagógicos, como aulas e palestras capazes de diminuir a falta de letramentos nos mesmos anos de Vida. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar o analfabetismo e de garantir que o Brasil seja uma nação justa, solidária e, de fato livre de Exploração.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
3443 Exibições
por linsley
2 Respostas 
499 Exibições
por Skyme
5 Respostas 
910 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
136 Exibições
por Maryoliveira
0 Respostas 
68 Exibições
por jehlada
0 Respostas 
77 Exibições
por jehlada
1 Respostas 
124 Exibições
por Leoo6144
2 Respostas 
144 Exibições
por Leoo6144
1 Respostas 
126 Exibições
por JOAO155
0 Respostas 
44 Exibições
por CAMIllycs
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM