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Por RodrigoCVLD
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#97200
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito ao transporte para todo cidadão brasileiro. Embora essa ideia esteja nítida no papel, percebe-se que, na atual política do Brasil, sua prática não é reverberada, visto que os entraves na mobilidade urbana brasileira viola o princípio da isonomia. Diante disso, infere-se que essa problemática é devido ao descaso governamental e a falta de investimento.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a negligência do governo como fator para a falta de mobilidade urbana no país. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Todavia, o governo tem confrontado essa obrigação, já que a população ainda vem passando por dificuldades a respeito à forma de se locomover nos centros do Brasil. Esse problema gera prejuízos, principalmente, às pessoas de baixa renda, que não possuem condições de optarem por meios melhores de transporte, o que resulta no descontentamento da maneira que o Estado se mantém omisso nisso. Desse modo, torna-se inconcebível que essa situação continue a permanecer na sociedade brasileira.
Ademais, é fundamental apontar a lacuna de capital como principal responsável da escassez de mobilidade no século XXI. Na obra "Utopia", de Thomas More, é representada uma civilização imaginária governada pela razão e pela economia organizada. De modo contrário, no país, as finanças não são bem administradas, ocasionando a falta de recursos para a melhoria dos meios de locomoção, mostrando o descaso para com os habitantes. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure sem intervenção.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Estado - principal interventor jurídico - deve investir em mais verbas, por intermédio de campanhas feitas com ONG's, com o intuito de melhorar as redes de transporte público. Assim, a sociedade seguirá os princípios da carta magna com êxito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por AprovaEnem10
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#97350
Olá, bom dia! Tenho alguns pontos para destacar sobre sua redação:
Seu texto se encontra bem estruturado em conformidade com o gênero dissertativo-argumentativo, apresentando introdução bem desenvolvida incluindo a tese e repertórios sócioculturais específicos ao longo de todo texto.
Apesar destes pontos positivos, percebi que faltou um pouco mais de sua argumentação em relação à mobilidade social urbana.
Você poderia ter aprofundado mais sobre os prejuizos que a falta de mobilidade na sociedade pode causar, seja no sentido do transporte público com a defasagem na educação de crianças em idade escolar, que, sem o investimento adequado em transporte podem apresentar dificuldades para se deslocar até a escola, gerando um problema estrutural que refletirá no futuro do Brasil. Bem como também poderia ser mencionado a questão dos problemas na acessibilidade dos indivíduos que são portadores de necessidades especiais. Sabemos que a falta de transporte adequado à essas pessoas poderia acarretar na estigmatização e invisibilidade social, comprometendo ainda mais o desenvolvimento dos mesmos.
Fora isso, quando você cita a falta de investimentos, faltou argumentar sobre a má sinalização e iluminação,e sobre os buracos nos asfaltos, que prejudicam o fluxo desordenado de veículos.

Essas são apenas algumas idéias de argumentação que complementariam ainda mais o seu texto. Apesar disso, você argumenta e articula bem sua opinião sobre o tema. É claro, com certeza dá para melhorar muito, principalmente em alguns desvios gramaticais presentes em seu texto,mas com o conhecimento que você já possui em texto dissertativo-argumentativo, certamente não será difícil desenvolver melhor as idéias na argumentação.
Espero ter ajudado! ☺
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Por RodrigoCVLD
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#97359
@AprovaEnem10 desculpe, mas vc postou a redação certo? Pois algumas competências estão com menos pontos.
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Por meugeniafo
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#97766
Olá! Dei uma olhada no teu texto e o que eu pude notar, inicialmente, é que a gramática está boa. Só encontrei erros de concordância, mas uma revisão já resolve isso! Fora isso, acredito que você usou os repertórios ao seu favor e eles foram condizentes. Eu recomendaria, apesar de tudo, que você ancorasse sua atenção na C3. Senti que você poderia ter aprofundado mais e detalhado teus argumentos, e infelizmente a banca despontua por isso. Às vezes é questão de se perguntar cada porquê que você escreve, por exemplo: "Por que a população enfrenta dificuldade? Por que o Estado está omisso? Como isso impacta o tema?". O mesmo vale para o D2. O detalhamento é um dos pilares da C3, então o quanto você puder desdobrar teu argumento, desdobre. Explique cada pedaço, sempre guiando, de certa forma, o corretor ao raciocínio que você está construindo. É interessante dar toda essa explicação porque é melhor entregar o máximo de clareza ao escrever do que deixar lacunas, porque nesse último caso, você pode correr o risco de ser despontuado. :(

Além disso, acredito que você preencheu os requisitos da C4! E em relação à C5, minha recomendação é que você especifique melhor a resolução dos problemas. Você trouxe os agentes e retomou a introdução, mas talvez a construção seria melhor se você separasse o D1 e o D2. Te digo para testar esse formato porque traria uma melhor organização, e dessa forma, você com certeza não perderia ponto.

Adianto que meu ponto de vista não é profissional, mas tentei ajudar como pude. ♥

Do something today that your future self will thank you for.
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