Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a negligência do governo como fator para a falta de mobilidade urbana no país. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Todavia, o governo tem confrontado essa obrigação, já que a população ainda vem passando por dificuldades a respeito à forma de se locomover nos centros do Brasil. Esse problema gera prejuízos, principalmente, às pessoas de baixa renda, que não possuem condições de optarem por meios melhores de transporte, o que resulta no descontentamento da maneira que o Estado se mantém omisso nisso. Desse modo, torna-se inconcebível que essa situação continue a permanecer na sociedade brasileira.
Ademais, é fundamental apontar a lacuna de capital como principal responsável da escassez de mobilidade no século XXI. Na obra "Utopia", de Thomas More, é representada uma civilização imaginária governada pela razão e pela economia organizada. De modo contrário, no país, as finanças não são bem administradas, ocasionando a falta de recursos para a melhoria dos meios de locomoção, mostrando o descaso para com os habitantes. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure sem intervenção.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Estado - principal interventor jurídico - deve investir em mais verbas, por intermédio de campanhas feitas com ONG's, com o intuito de melhorar as redes de transporte público. Assim, a sociedade seguirá os princípios da carta magna com êxito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.