É notório que, parte da sociedade é baseada na falta de protagonismo para o desenvolvimento pessoal e profissional. Tal pensamento se deve ao modo de vista no qual algumas pessoas estão condicionadas a esperar que as oportunidades "apareçam" sem esforço algum. Numa época a qual se torna mais difícil o ingresso ao mercado de trabalho, o indivíduo se torna refém do Estado e das relações trabalhistas desiguais.
É preciso analisar primeiramente as dificuldades enfrentadas durante o processo educacional Brasileiro, tendo como base a falta de estímulos aos jovens a respeito dos estudos. Sendo assim, é construído, inicialmente, cidadãos ignorantes baseados na falta de conhecimento e em desenvolver um pensamento crítico. Além disso, é possível observar que durante a atuação de formação acadêmica são encontradas diversas oportunidades para auxiliar o ingresso ao ensino superior. Porém, é responsabilidade dos estudantes participarem de forma consciente, com atitudes responsáveis.
Contudo, a maioria dos cidadãos não desenvolvem um conhecimento técnico necessário, impedindo seu ingresso ao mercado de trabalho. Promovem o desemprego e estão incluídos a parcela da sociedade de baixa renda.
Diante dos fatos retratados, é necessário que o Ministério da Educação (MEC), estabeleça metas para a criação de matérias extracurriculares em instituições escolares reforçando a importância dos estudos para a formação de um indivíduo. Retratando suas consequências, tais como: a dificuldades trabalhistas e a não formação de um cidadão atento aos problemas sociais de seu país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.