De acordo com a OMS, o suicídio é a terceira causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. À partir desses dados, percebe-se o quão grave é a problemática. Sabe-se que quando adolescente, o indivíduo sofre pressão dos pais e da sociedade em geral para entrar na faculdade, e ao se tornar adulto, para encontrar emprego e ser bem sucedido na vida. Assim, o jovem se sente obrigado a atender as expectativas de outras pessoas, e muitas vezes, por não conseguir de imediato, se sente insuficiente.
Por consequência de toda essa cobrança, há o desgaste desse indivíduo, e ele começa a perder a motivação e se sentir inseguro, entrando em um estado depressivo e lhe fazendo ter pensamentos suicidas. Anda assim, esse jovem começa a pedir socorro disfarçadamente ao se expressar, como por exemplo, o cantor Shawn Mendes em sua música "In My Blood", onde ele diz estar desistindo, mas tenta resistir e pede ajuda, ele também fala que as pessoas sempre dizem que vai ficar tudo bem. E, isso procede na realidade, pois, a sociedade diz que é "frescura" e que vai passar, mas não fazem nada para ajudar.
Em síntese, percebe-se que o problema do suicídio entre jovens brasileiros tem forte influencia da sociedade no aumento de seus casos. Por outro lado, ainda existem pessoas que tentam colaborar para a diminuição desses casos, como os voluntários do CVV. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde proporcionar maior rede de apoio, facilitar atendimentos em CAPS, da maior atenção à saúde mental e publicizar campanhas de conscientização e combate ao suicídio, como o Setembro Amarelo, para ajudar na redução dos casos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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