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Por Maell
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#97083
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. Entretanto, considerando a atual sociedade brasileira, percebe-se que a realidade é diferente da apresentada no livro de More, pois a periculosidade dos relacionamentos abusivos no Brasil vai de encontro a ideia apresentada na obra. Sendo assim, urge que se discuta as poucas formas de denúncia e a falta de programas sociais como as principais causas da problemática.

Partindo desse pressuposto, é importante discutir sobre como as poucas formas de denúncia agravam a periculosidade dos relacionamentos abusivos. Nessa perspectiva, Tomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Porém, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois proporcionam poucas vias para denunciar os abusos sofridos pelas vítimas. Logo, é de urgência que os governantes apresentem formas para combater tal problema, pois essa situação não pode perpetuar.

Ademais, temos que a falta de programas sociais contribui de forma significativa para a crescente dos casos de abusos. Sobre isso, alguns anos atrás, o Brasil presenciou o inaceitável ato de violência do goleiro Bruno com sua esposa, esse acontecimento prova o quão preocupante é o assunto. Apesar dos fatos, poucas são as formas de concientizar a população, sendo que inúmeras pessoas não se sentem seguras para denunciar os casos, sendo elas vítimas ou não, e várias outras não conseguem perceber que estão sendo abusadas. Com isso em mente, surge que o assunto seja discutido e minimizado, pois é inaceitável que a situação perdure dessa forma.

Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelas vítimas de relacionamentos abusivos no Brasil. Para isso, é necessário que o governo, a exemplo do Ministério da Família e da Saúde, deve criar formas mais efetivas de denunciar relações abusivas por meio de postos policiais especializados no assunto e disque-denúncias mais efetivos, tais ações tem por finalidade minimizar os casos de abusos domésticos e trazer mais segurança aos abusados. Também é importante que o governo crie campanhas de concientização com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre o assunto. Com isso conseguiremos nos aproximar dos ideais apresentados na obras de More e rumar para uma direção mais esperançosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Myllene02
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#97098
C1 - Boa escrita, possui desvios gramaticais leves
C3 - Boa articulação, porém, há lacuna argumentativa

Não sou profissional mas espero ter ajudado ✨

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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