A princípio, é válido frisar que a inefetividade governamental motiva a perpetuação do distanciamento ao trabalho remoto e intensifica as taxas de desemprego. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado tem como competência primordial garantir o bem-estar da população. Sob essa perspectiva, as atitudes estatais brasileiras contrapõem Hobbes, na medida em que agem com negligência às necessidades financeiras da sociedade, como a aprendizagem tecnológica que favorece a possibilidade de emprego a muitos indivíduos que objetivam o trabalho em casa. Por conseguinte, diversos brasileiros entram em prejuízos financeiros por perderem vagas em empregos “home office”, em razão de sua ignorância às avançadas tecnologias. Assim, torna-se evidente que os empregados carecem de uma capacitação no quesito de conhecimento computacional.
Ademais, é importante ressaltar a inexperiência organizacional como fator que favorece a problemática. Segundo uma pesquisa feita pela Oracle e Workplace Intelligence, 87% dos brasileiros possuem dificuldade em conciliar a vida pessoal com a profissional. À vista disso, compreende-se que os infortúnios providos da vida residencial, como cuidar de pais idosos ou de filhos pequenos, são obstáculos que resultam no baixo desempenho no trabalho, visto que há a falta de conhecimentos administrativos para a organização das ações pessoais e profissionais. Como resultado dessas demandas, se manifestam diversos desarranjos físicos e mentais, como a insônia e lombalgia, o que apenas intensifica o desejo de demissão por exaustão. Logo, faz-se mister uma assistência especializada que minimize tal conjuntura em prol da vida e saúde dos trabalhadores remotos.
Portanto, são indispensáveis medidas que favoreçam o cenário “home office” no Brasil. Assim, é essencial que o Ministério da Ciência promova às empresas, por meio de verbas públicas do Governo, projetos de capacitação computacional — como aulas de informática via chamadas de vídeo nas mídias sociais com professores especializados —, a fim de que se reduza o número de indivíduos desconhecedores da utilização das novas tecnologias. Além disso, cabe as empresas, em parceria com o Ministério do Trabalho, promover diversas consultas gratuitas de administradores e gestores, para que os empregados possam ser auxiliados na construção de uma rotina saudável de trabalho e vida pessoal. Desse modo, o Brasil poderá proporcionar uma melhor inclusão dos adeptos ao “home office”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.