A princípio, é necessário pontuar que o bioterrorismo está relacionado a grupos ou entidades, que tem como objetivo prejudicar indivíduos de uma determinada região ou com uma dada característica. Ao longo da história da humanidade é encontrados diversos exemplos da utilização de agentes biológicos com a finalidade de causar doenças ou morte nos inimigos, um dos casos mais antigos encontrado na literatura é a colocação de fezes de animais pelo homem de Neandertal em flechas que utilizava, para aumentar o poder letal de suas armas. Com isso, fica perceptível a capacidade inovadora que o Ser Humano tem de aprimorar seu armamento para obter seus quereres.
Nesse viés cismático, possibilidades de ataques bioterroristas aflige - principalmente - profissionais da área da saúde, tendo em vista, que as ações de bioterrorismo utilizam agentes biológicos capazes de promover grandes epidemias e sobrecarga nos sistemas de saúde. Em vista disso, elaborou-se a Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas (CPAB), com o objetivo de excluir completamente a possibilidade do uso de armas de destruição em massa, promulgando em 1975 o primeiro tratado multilateral a prever a completa eliminação desta categoria de armas, no entanto, eventos ocorridos após sua promulgação mostrou improficuidade no acordo.
Diante dos fatos supracitados, é evidente o perigo de ameaças de armas químicas e biológicas no mundo atual. Urge, então, que o Governo Federal, entrelaçado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) considere o bioterrorismo como uma ameaça real e atente-se a combatê-lo através da capacitação de todos os profissionais que são responsáveis por atuar em situações de primeira resposta neste tipo de eventos, de forma a reconhecer com facilidade um evento de bioterrorismo e identificar a doença através de diagnóstico clínico preciso, permitindo o tratamento das vítimas de forma eficaz. Somente assim, será possível ter segurança para prevenção de possíveis casos de bioterrorismo no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.