A princípio, vale provar que a mídia, ao ser omissa, favorece o problema. Deve-se entender, nesse sentido, que os relacionamentos abusivos possuem como causa discursos hegemônicos não desconstruídos por esse pilar social. Isso ocorre pois, como postulado por Bourdieu, tais discursos, quando não desmantelados pelas instituições, produzem, em primeira instância, violência simbólica - uma forma de opressão ideológica naturalizada – e, posteriormente, outros tipos de agressões. A afirmativa do pensador é comprovável, já que máximas patriarcalistas perpetuadas ao longo do tempo, como a concepção de que as mulheres são submissas aos homens, gera violência simbólica, uma vez que corrobora a falsa noção de que elas devem satisfazer os desígnios destes. Nessa lógica, quando essas vontades não são realizadas, tem-se uma “justificativa” para agressões verbal, física e psicológica - em outras palavras, tem-se, assim, um sustentáculo para relações perigosas. Então, ao não refutar, frequentemente, os referidos discursos, a mídia torna-se cúmplice de casos como o da canção de Naiara.
Ademais, a falta de assistência às vítimas, por parte da máquina pública, faz com que elas aceitem suas condições deploráveis. Esse fato se dá haja vista que, de acordo com Janete Lima, coordenadora da campanha latino-americana “Quebrando o silêncio”, muitas pessoas se submetem aos relacionamentos tóxicos porque dependem financeiramente do culpado. Dessa forma, é lícito afirmar que, a título de ilustração, por não haver um programa governamental que ajude os afetados pelo impasse a se tornarem, no âmbito econômico, independentes, a administração pública falha. Isso porque, por não capacitá-los profissionalmente e não ajudá-los, em sequência, a encontrarem um emprego que os permitam ter uma vida digna, tais vítimas têm de se sujeitar aos abusos do companheiro, porquanto há o medo de suas necessidades básicas não serem supridas. Com efeito, fica clara a crucialidade de o governo reverter o quadro explicado por Janete.
Portanto, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos - responsável por políticas voltadas ao bem-estar das minorias sociais -, deve findar a dependência dos afetados em relação aos opressores, por meio da criação do programa “O abuso tem que acabar”, o qual deverá contar com cursos profissionalizantes, a fim de ajudá-los a conseguirem um emprego digno. Outrossim, mediante campanhas, os canais televisivos devem desmantelar discursos machistas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.