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Por R1000
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O livro "1984" de George Orwell retrata um futuro distópico em um Estado totalitário que manipula notícias através de tecnologias com funções midiáticas, a fim de moldar a opinião do público a favor de seus governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, funcionário do contraditório Ministério da Verdade que tem por profissão analisar e modificar notícias para favorecer a imagem do partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato, que a realidade apresentada por Orwell se associa ao período atual, os algoritmos e sistemas inteligentes artificiais corroboram para a restrição de informações e para a influência comportamental do público, preso em uma bolha sociocultural.

É importante destacar que, em funções das novas tecnologias, usuários são cada vez mais expostos a uma gama limitada de informações e dados na Internet, consequentemente o desenvolvimento de mecanismos filtradores de informações a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Bauman, vive-se atualmente em um período de liberdade ilusória, já que o mundo globalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também para manipulação e alienação semelhantes vistas em "1984". Assim, os internautas são inconscientemente animados e lhes é apresentado aquilo mais atrativo para o consumo pessoal.

Por conseguinte, a liberdade dos cidadãos brasileiros em tomar suas próprias decisões, é prejudicado por essa mazela. Em 1937 no período governamental do presidente Getúlio Vargas complementou em seu mandato o "Plano Cohen" que consistiu, por exemplo, notícia falsa de um suposto ataque comunista contra seu mandato, como uma medida de intervenção o mesmo anulou as eleições seguintes. Paralelamente, a manipulação se assemelha com a sociedade brasileira contemporânea moldando notícias com intuito de favorecer seu objetivo com informações que convém ao gosto do público. De maneira análoga, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do gosto do público, para direcioná-lo, torna-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.

É urgente, portanto, que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Governo crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas o perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas. Somente assim, será possível combater a manipulação do público e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade em conjunto a Winstom construiu de "1984", as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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