Por marcusx4
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#96974
No livro “Utopia”, de Tomas More retrata uma ilusão de cidade e Estado perfeito, sem falhas e defeitos. Analogamente, no Brasil contemporâneo, o colorismo, estratégia de perpetuação do racismo, ainda é persistente na sociedade, uma vez que esta prática dará mais acesso a recursos aos cidadãos de pele escura. Portanto, é válido destacar a desigualdade social, bem como a negligência estatal como causas da problemática.
Nesse contexto, a desigualdade social impulsiona o colorismo: estratégia de perpetuação do racismo. Sob esse viés, a Constituição Federal de 1988 assegura igualdade entre todos os cidadãos, porém a lei não é assegurada com eficácia, já que nem todos seres humanos possuem os mesmos direitos, principalmente, os de cor escura e baixo poder aquisitivo. Como consequência, estes não conseguem a inclusão no mercado de trabalho, outrossim, praticam o colorismo com o intuito de não serem excluídos da população. Dessa forma, o próprio poder estatal agride a Legislação.
Ademais, a negligência estatal ocasiona o colorismo por conta da perpetuação do racismo brasileiro. Sobre essa ótica, Platão afirma que “o importante não é viver, mas viver bem“, todavia a sociedade é falha devido à falta de políticas públicas. Consequentemente, pessoas de uma mesma nação buscam, por si próprio, a valorização dos seus direitos. Desse modo, o descaso governamental rompe o Contrato Social.
É visível, em síntese, que o colorismo ocorre por causa da negligência governamental. Dessa maneira, cabe ao estado, junto com Poder Judiciário, diminuir disparidade entre classes sociais, assim como, minimizar escassez de investimento para a população, por meio da devida atuação das leis, como também, por intermédio de políticas públicas, a fim de garantir qualidade de vida em direitos e em dignidades. Logo, não ocorrerá a perpetuação do racismo, além disso, a Constituição Federal de 1988 será assegurada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Myllene02
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#96977
C1 - Escrita boa, com pequenos desvios nas vírgulas e algumas palavras escritas incorretamente

C2 - Entendeu o tema

C3 - Argumentação boa no parágrafo 2 mas faltou aprofundar mais o parágrafo 3

C4 - Organizado e com elementos coesivos

C5 - faltou detalhar um pouco mais a proposta

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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Por marcusx4
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#96978
Myllene02 escreveu:C1 - Escrita boa, com pequenos desvios nas vírgulas e algumas palavras escritas incorretamente

C2 - Entendeu o tema

C3 - Argumentação boa no parágrafo 2 mas faltou aprofundar mais o parágrafo 3

C4 - Organizado e com elementos coesivos

C5 - faltou detalhar um pouco mais a proposta
Certo, Obrigado! Ajudou muito
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