Diante desse cenário, a falta de ação do estado dificulta a amenização desses desafios. Sob esse aspecto, a teoria da “Instituição Zumbi”, do sociólogo Zygmunt Bauman, menciona que, as esferas de poder estão presentes na sociedade mas não cumprem sua função com êxito. Nesse sentido, é nítido a displicência estatal para com esse público não alfabetizado, uma vez que, o governo não busca superar essas dificuldades, assim, não cumpre o seu papel no Brasil e se caracteriza como um agravador dos desafios enfrentados por essas pessoas. Consequentemente, os desprovidos de conhecimento ficam à margem do país tupiniquim, haja vista que, por não saberem ler e nem escrever, impasses como a dificuldade em conseguir emprego acabam surgindo. Logo, é fundamental que o poder público abandone esse caráter indiligente.
Ademais, a falta de investimento nesse setor colabora para o aprofundamento dessa enfermidade. Diante disso, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. Seguindo essa linha de raciocínio, é evidente que a ausência de direcionamento de verbas para educação desses adultos contribui para que a alfabetização dos amadurecidos continue sendo um fator complexo. Dessa forma, alguns brasileiros acabam por não desfrutarem de um direito básico, a educação. Sendo assim, a Carta Magna é desrespeitada, porque o ensino é um direito assegurado pela Constituição que não está sendo promovido.
Portanto torna-se imprescindível contornar essa mazela. Destarte, o Ministério da Educação, órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), por meio de políticas públicas, devem direcionar seu olhar para esses adultos, destinando verbas para o ensino básico desses cidadãos, com o intuito de proporcionar um direito básico aos não alfabetizados e respeitar os artigos da Constituição brasileira. Dessa maneira, através dessas ações supracitadas o Brasil seguir a máxima do símbolo pátrio com menos desordem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.