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Por Gabifonte
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É comprovado cientificamente que a sociopatia é desenvolvida durante a vida, por meio da educação, relações sociais ou traumas. De acordo com essa comprovação, infere a relevância da qualidade de vida e da educação para a formação e o desenvolvimento social e interpessoal dos cidadãos brasileiros, para assim ter garantia de um país escasso de criminalidade e a efetividade da segurança pública brasileira. Porém, fatores como a marginalização dos menos favorecidos pela sociedade e a irrelevância dos presidiários pelo Estado contrapõe tal garantia.
Em primeiro lugar, se faz necessário destacar que a marginalização dos menos favorecidos é reforçado pelo aumento da distância das classes sociais, gerando estereótipos. Esse é o caso da Índia, onde as pessoas são segregadas em classes rígidas pelo sistema de castas, já firmadas desde seu nascimento até a sua morte. No Brasil não é diferente, onde as classes sociais determinam as massas importantes e os de pouca importância, sendo o último, os mais vulneráveis. Para erradicar essa desigualdade pertinente, se faz indispensável investimentos na educação e formação cultural para a ascensão de uma qualidade de vida igualitária.
Além disso, a continuação da irrelevância do indivíduo, pelo Estado, continua ao longo de seu encarceramento, evidenciado na falta de tentativa em reeducar essas pessoas. Na série For Life, o personagem Aron é preso injustamente, e, para reverter a situação, ele estuda e se forma em direito, para assim defender o seu caso e provar inocência. Se tal cenário, onde é possível estudar e fazer um ensino superior fosse posto como oportunidade aos presidiários brasileiros, será possível, assim, fornece – los uma expectativa de vida digna, com uma maior oportunidade de adentrar no mercado de trabalho e então assim sair da “vida do crime”, cuja “vida”, é vista pelas massas desfavorecidas como a única chance de se sustentar.
Portanto, observa -se que para a efetivação da segurança pública no Brasil deve ser feitas diferentes abordagens em distintos nichos. Para isso, urge que o MEC – Ministério da Educação e Cultura - através das escolas e campanhas culturais de conscientização, sensibilize a sociedade sobre o perigo dos estereótipos e o aumento das desigualdades sociais causados por ele, a fim de diminuir a distancia entre as massas e reeducar a sociedade. Urge também a importância das políticas públicas do MEC em relação a educação e formação cidadã nos presídios, pois é através da educação que os indivíduos terão o vislumbre de uma vida digna com maiores oportunidades de adentra no mercado de trabalho, sendo o progresso notificado pelo conselho presidiário, o qual deverá responder uma avaliação do avanço do detento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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