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Por felipecrvg
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Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil - a Constituição Cidadã - cujo conteúdo garante a segurança a todos. Entretanto, a persistência da intolerância e discriminação racial impede que os brasileiros usufruam desse direito constitucional. Com efeito, a solução do problema pressupõe que se combata não só a invisibilidade das pessoas negras, mas também a omissão do Estado.
Diante disse cenário, a desigualdade social fragiliza a dignidade humana das vítimas. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada um 1948 pela ONU - assegura que todos os indivíduos fazem jus a direitos básicos, a exemplo da igualdade. Ocorre que, no Brasil, a raça negra está distante de vivenciar o benefício previsto pelas Nações Unidas, sobretudo por conta da falta de equidade entre os brasileiros. Assim, se essas pessoas continuarem tratadas como invisíveis, os direitos formados em 1948, permanecerão como privilégios.
Ademais, a inércia estatal inviabiliza o racismo como crime inaceitável. A esse respeito, o filosofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de ''Contrato Social'', a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, garantiria direitos inalienáveis à população. Todavia, os frequentes casos de discriminação racial evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, enquanto se observa as diversas dificuldades enfrentadas pelos negros devido ao racismo estrutural. Desse modo, enquanto a omissão estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais cruéis mazelas para os negros: a inclusão social.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o racismo. Nesse sentido, as escolas - responsáveis pela transformação social - devem ensinar a sociedade a adquirir uma conscientização em relação à existência de diferentes cores e etnias, por meio de projetos pedagógicos como palestras e campanhas sociais. Essa iniciativa terá a finalidade de romper a inércia do Estado e de garantir que o tratamento digno previsto pelas Nações Unidas, deixe de ser, em breve, uma utopia no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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