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Por Fortes
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#96840
Chimamanda Adichie, pensadora nigeriana, afirma que o restabelecimento do estado da sociedade é obstaculizado, ou seja, que há diversos obstáculos no caminho de resolução de problemas sociais na contemporaneidade. A tese de Adichie, nesse viés, condiz com a realidade brasileira, pois a problemática da pobreza menstrual, que afeta muitos brasileiros de baixa renda que menstruam, tem a sua resolução dificultada devido à postura negligente e omissa de instituições sociais, como o governo e a mídia de massa. Para que, então, o combate a essa mazela seja menos dificultoso, precisa-se discutir sobre a negligência estatal e o silenciamento midiático - condutas que instigam esse cenário.

Diante disso, tem-se de problematizar a cruel negligência do Estado. Deve-se entender, nesse sentido, que a máquina estatal, quando não assiste as pessoas de baixa renda que menstruam e não têm acesso à higiene íntima básica, perpetua essa mazela. Desse modo, por causa de tal postura negligente, muitos indivíduos marginalizados sofrem com a pobreza menstrual, pois não possuem recursos adequados para a limpeza vaginal e para a absorção do sangue nesse período. Demi Lovato, cantora e compositora, em “Commander in chief”, critica a conduta de governantes despreocupados com o bem-estar da população. Nesse panorama, a crítica da intérprete é coerente, já que, ao não criar e efetivar políticas públicas que assegurem o acesso à infraestrutura sanitária adequada e a absorventes gratuitamente, sobretudo nos locais periféricos, o governo deteriora a saúde dos afetados por esse male. Dessa forma, pela falta de acesso a banheiros com locais apropriados para higienização, esses brasileiros, muitas vezes, passam pelo período de perda do fluido sanguíneo em áreas com água suja e/ou sem tratamento (como em rios e lagos) - o que pode gerar infecções. Entende-se, com isso, a problemática da inoperância dos criticados por Demi.

Ademais, é importante responsabilizar o silêncio midiático por essa situação. Isso porque a mídia de massa, geralmente, omite-se frente à pobreza menstrual, gerando a invisibilização da realidade opressiva relativa à privação de higiene íntima adequada na qual muitas pessoas de baixa renda que menstruam estão inseridas. “O silêncio é cúmplice da violência”, afirma a filósofa brasileira Djamila Ribeiro. Esse viés filosófico se concretiza quando se nota que muitos comunicadores - emissoras televisivas, influenciadores digitais -, que, devido ao seu alcance, deveriam expor pautas sociais à população, praticamente não veiculam esse contratempo. Dessa maneira, não informados do problema, os cidadãos não se mobilizam contra ele, deixando de exigir mudanças ao Estado, enquanto muitos indivíduos continuam usando, sob risco de infecção, jornal e pano de prato para absorver sangue durante a menstruação, já que não têm condições de adquirir o absorvente, por muitas vezes não ser gratuito e/ou não disponibilizado em locais carentes. Assim, silenciando-se, a mídia se acumplicia a essa violência.

Logo, a atenuação da negligência do governo e do silenciamento midiático frente à pobreza menstrual é crucial. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio de parceria direta com o Poder Executivo, deve criar e promover uma campanha pública de reforma sanitária - instalando banheiros e canais de água tratada - e de disponibilização gratuita de absorventes - em tendas móveis - no Brasil. Essa proposta seria efetivada, sobretudo, em periferias e em áreas rurais, a fim de desestruturar essa realidade carente. Paralelamente, emissoras de televisão e criadores de conteúdo digital têm de alertar a população da situação em discussão, favorecendo a mobilização social. Em efeito, restabelecer o estado desse problema não será mais uma função tão obstaculizada.

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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Katsmoking
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#96852
Não tenho nem oque dizer, ficou sensacional! Minha única ressalva é com o tamanho da redação, senti que em algumas partes ficou bem explicado até demais :D

💕 Para cada pedido particular de correção, será feita 1 correção gratuita aqui no site como forma de ajudar aqueles que precisam!
>> Link: Correção nota 1000!
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Por Fortes
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#96855
Katsmoking escreveu:Não tenho nem oque dizer, ficou sensacional! Minha única ressalva é com o tamanho da redação, senti que em algumas partes ficou bem explicado até demais :D
Valeu pelo feedback, Kats! Entendo a sua ressalva kkkkkk. Mas, antes de digitar as redações, eu escrevo-as em folha pautada e com margem similar à do Enem, tendo em vista o controle de espaço. Quanto a isso, portanto, pode ficar tranquilo(a). :D

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