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Por LunaCuacoski
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O filme "À procura da Felicidade" retrata as vivências de um pai e seu filho ao enfrentarem embates financeiros, acarretando na falta de uma moradia adequada. Análogo à realidade, tal obra reflete o cotidiano de diversos brasileiros, os quais buscam habitação. Por isso, é imprescindível destacar a falta de politicas públicas que visam acatar o impasse, bem como a contemporânea crise habitacional.
A princípio, faz-se necessário observar o escasso compromisso governamental na garantia do direito à moradia. Em concordância, de acordo com cadastros do CadÚnico, em dezembro de 2021 mais de 150.000 pessoas foram registradas como vivendo nas ruas do Brasil, um índice que representa a cegueira moral do Estado perante essa parcela da população. Outrossim, conceito defendido por Hannah Arendt e denominado "banalidade do mal" pode ser aplicado ao contexto, tendo em vista que políticos ignoram e dificilmente percebem a existência do problema, pois o mesmo não afeta suas vidas.
Ademais, o aumento do desemprego, dos alimentos e a baixa dos auxílios governamentais gerou a crise habitacional, responsável pelo não acesso à moradia.
Em concordância, dados do G1 apontam que entre os anos de 2016 e 2018 houve um crescimento em torno de 8% de brasileiros desabrigados e com dificuldade em se manter. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a inflação acumulada do ano de 2021 foi de cerca de 11%, o que representa um crescimento exorbitante no valor dos produtos e serviços, impossibilitando a disposição deles à população carente.
Conclusivamente, é indispensável que a ética da alteridade, assim como defendida por Emmanuel Levinas, prevaleça na tentativa de modificar o vigente cenário dantesco, tornando-o apropriado para toda a nação. Assim, é dever do governo, em sinergia com o Ministério da Cidadania, promover por meio de repasse financeiro a construção de novos abrigos comunitários, principalmente em comunidades e locais de risco, deixando-os disponíveis aos necessitados. Desse modo, o visto no filme "À procura da felicidade" deixará de ser uma realidade do povo brasileiro, e o acesso à moradia será garantido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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