A princípio, a democratização do acesso à internet trouxe inúmeros benefícios a diversas áreas; entretanto o uso sem orientação pode levar às famosas “Fake News”, com informações prejudiciais à saúde, principalmente quando tratado das recomendações de medicamentos sem a prescrição médica. De acordo com a fonte de dados do ICTQ e Datafolha 47% dos brasileiros procuram na internet qual remédio tomar, colocando-se em perigo, pois sem a informação técnica o consumo inadequado está altamente propicio. Além disso, podem-se causar complicações nos sintomas, caso o uso seja feito de forma incorreta, tornando a solução um agravamento ao sensibilizado.
Outra preocupação constante, trata-se do autodiagnostico sem base de estudos fidedignos dos sintomas, consequente da automedicação. Segundo pensamento do escritor Charles Caleb Colton, “A má informação é mais desesperadora que a falta de informação”. Nessa lógica, os que não tem conhecimento persistem em fazer o diagnóstico sem consultar um especialista na área, tornando-se um risco a sua saúde, pois baseiam-se em ideias desprovidas de fundamento técnico. Além do mais, essas ideias obstinadas fermentam nas grandes propagações de “Fake News”; já que, a informação errada é disseminada por experimentos que inibem a individualidade de cada organismo.
Diante dos fatos supracitados, nota-se evidente que a automedicação como hábito na sociedade brasileira transfigura-se em um perigo nacional. Urge, então que o ministério da saúde juntamente com os meios de comunicações, divulgue campanhas e portais de informações seguros que orientem os cidadãos a consultarem profissionais de saúde, antes de qualquer medida tomada por conta própria. Somente assim, a população terá consciência do perigo do autodiagnostico e ficará livre do risco de agravar os sintomas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.