O tráfico de animais foi temática do filme "Rio", no qual o contrabando da espécie arara-azul ilustra a situação de várias espécies silvestres. Ainda que de punho ficcional, a obra retrata uma problemática real e muito recorrente no Brasil e no mundo. A prática da atividade ilícita gera algumas consequências, como a violação da liberdade dos animais silvestres prevista por lei; e a transmissão de vírus infecciosos através desses animais. Assim como representado na longa-metragem, os animais são submetidos a condições insalubres e maus-tratos, ocasionando possíveis problemas no desenvolvimento e capacidade reprodutiva da fauna, prejudicando até mesmo a biodiversidade existente no território.
Outrossim, o contrabando da fauna Silvestre pode significar não são ameaça à saúde dos animais como também a saúde pública. Isto porque o desconhecimento da procedência das espécies e as circunstâncias em que foram mantidas, em conjunto com a falta de regularização pode despertar a veiculação de um vírus desconhecido e possivelmente um potencial transmissor de doenças virais.
Em virtude do que foi apresentado, faz-se necessário ações imediatas do Estado, mediante o redirecionamento de verbas ao IBAMA -instituto Brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis-, órgão responsável pela segurança dos animais silvestres. Deve haver a revisão e o fortalecimento das leis que proíbem a comercialização clandestina da fauna silvestre, além da garantia da efetividade quanto a aplicação dessas normas e da proteção da biodiversidade do país, a fim de combater o quadro preocupante do comércio ilegal de animais silvestres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada