Em uma primeira análise, a falta de visibilidade em relação a essa temática, torna ainda mais difícil uma possível solução para a problemática. Isso ocorre, porque, de acordo com a psicóloga clínica Elis Pena, o desconhecimento de grande parcela da população acentua o preconceito voltado para as pessoas transexuais. Além disso, a falta de empatia é um dos fatores que corroboram para o cenário de ignorância, dado que, o ser humano cria uma aversão por aquilo que não compreende. Desse modo, os entraves impostos dificultam a inserção dessas pessoas no meio social.
Dessarte, em uma segunda análise, como consequência do quadro de discriminação voltado à população transexual, a depressão e o suicídio acometem essas pessoas. Essa conjuntura ocorre, pois, como postulado pelos psicólogos Zerbinati e Bruns, o ser e não ser percebido afeta o psicológico delas, levando-as ao suicídio. Além do mais, a violência e a falta de oportunidades se tornam em frustração, desânimo e, destarte, essa conjuntura agrava ainda mais o problema. Dessa maneira, grande parcela da população transexual continuará a ser acometida por distúrbios psicológicos.
Depreende-se, portanto, a ignorância de grande parcela da população e a falta de empatia para com o próximo. Dessa forma, faz-se imperioso que o Estado, órgão de poder máximo, em conjunto com as escolas públicas e privadas, incentive a inclusão dessas pessoas. Posto isto, por meio de verbas governamentais e campanhas televisivas periódicas, deve-se incentivar a empatia e disseminar informação. Para que, desse modo, combata-se a transfobia no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.