Diante desse cenário, é importante pontuar, a princípio, como a música exerce um papel fundamental no combate às transgressões precoces. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como postulado pelo sociólogo Pierre Bordieu, o capital cultural intrínseco em cada sociedade não apenas determina um conjunto de competências políticas, civis e tradicionais, como também a categorização dos seus membros entre dominantes e dominados, porquanto as artes, sobretudo, a musical, são mecanismos socioculturais influentes na vivência coletiva e nos seus desequilíbrios. Como resultado, ao ser inserida no cotidiano da população marginalizada, por intermédio de projetos e de oficinas de integralização, essa expressão sonora é capaz de reunir crianças e jovens em um âmbito de aprendizado, de criatividade e de motivação à construção de um futuro honesto, contribuindo, assim, para impedir a sua associação ao crime e torná-los cidadãos plenos. Logo, essa via de mudança é essencial para impedir a vulnerabilização dessa parcela social à posição de dominada pelos entraves da sua realidade.
Além disso, vale ressaltar como a produção musical impulsiona o combate à sub-representação nos espaços sociais. Isso porque, segundo o sociólogo canadense Erving Goffman, a imposição dos ‘’Estigmas sociais’’ inviabiliza a presença equitativa de determinados grupos nos mais diversos setores da vida em coletividade. Sob essa lógica, a ideia formulada constata o quanto as minorias, principalmente, as mulheres, os negros e as pessoas com deficiências e transtornos intelectuais são subjugados e cerceados do direito de exercerem atividades produtivas no corpo social. Nesse sentido, a música, muitas vezes, vai de encontro a essa problemática, dado que, ao abranger diversos ritmos e gêneros – como o Funk e o Rap-, ela atua como uma ferramenta democrática de inclusão, não sendo restrita a meios eruditos e elitistas. Como consequência, estimula-se a ascendente presença feminina e negra na indústria musical, a formação de orquestras e corais formados por pessoas com Síndrome de Down e a formação de bandas com interpretes deficientes. Dessa maneira, esse viés corrobora a formação de uma cultura marcada pela diversidade.
Portanto, urge a tomada de medidas para fomentar essa transformação. Nessa perspectiva, o Ministério da Cidadania deve criar um projeto nacional de incentivo ao desenvolvimento artístico-musical nas periferias do país, por meio do investimento na criação de centros culturais, feitos, especificamente, a partir da destinação de 15% da verba desse órgão para contratação de professores e para disponibilização de equipamentos e recursos de auxílio social, a fim possibilitar aos jovens trajetórias de vida benéficas. Cabe, ainda, o apoio da mídia na divulgação do poder de inclusão da música, com o intuito de potencializar o seu alcance e mudanças semelhantes à exibida na canção de Baco Exu do Blues.
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.