Em primeira análise, conforme o filósofo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de generalidade, exterioridade e conectividade. Nesse contexto, a falta de democracia é reflexo de uma conduta inescrupulosa do estado para com o fato social, haja vista que o poder público não coíbe as práticas de desigualdade no meio da sociedade;em níveis extremos,prejudica o crescimento, e alimenta as tensões políticas, tornando-se um problema preocupante nas economias atacantes no mundo contemporâneo.
Em segundo lugar, é necessário destacar, que o silecionamento da sociedade, esta cada dia sendo, uma ameaçada a democracia, já que ninguém se pronuncia sobre a problemática. De acordo com Emmanuel Kant," o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal". O silenciamento da população está causando sérias consequências como, desemprego, falta de escolaridade, fome declinando a democracia.
Portanto, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em consideração as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao governo Federal, órgão responsável pelo o bem estar da população - elaborar um plano nacional de incentivo às áreas em que apresentem maior taxa de desigualdade. O Ministério dos Direitos Humanos, juntamento com as mídias, criariam um projeto social, instituindo ações como: campanhas de conscientização sobre a importância de igualdade e empatia a todo cidadão, realizando periodicamente eventos sobre acessibilidade, mediados por mídias e governantes. Assim se consolidar uma sociedade democrática e com melhor desempenho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada