Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96289
A pintura “Os retirantes”, do artista Cândido Portinari, retrata uma família sertaneja que, em razão das insatisfatórias condições socioeconômicas, vivencia um cenário de miserabilidade. Seguindo esse raciocínio, assim como a parentela representada na obra, muitos brasileiros que não têm registro civil sofrem de indigência excessiva, uma vez que, sem esse documento, eles não conseguem o acesso à cidadania e, por isso, tornam-se socialmente invisíveis. Logo, a fim de combater esse contratempo, é preciso analisar as suas principais causas: a negligência governamental e o silenciamento midiático.

O conceito de “Cidadanias mutiladas” - desenvolvido por Milton Santos, geógrafo brasileiro - defende que, em função da improdutividade política, a posição do cidadão como merecedor de benefícios sociais é deturpada. No que diz respeito à realidade dos brasileiros que não dispõem de documentação civil, Santos está correto: em várias ocasiões, estadistas brasileiros, como os deputados, os prefeitos e, inclusive, o presidente, descartam a adoção de medidas contra as principais mazelas sociais, tais como a invisibilidade social, o que poderia ser feito, por exemplo, com a aplicação de capital em pesquisas geográficas que identifiquem o público afetado pelo empecilho em discussão e, desse modo, levem-no ao cartório mais próximo de sua região. Isso, claramente, confirma o postulado por Santos, já que, ao observar que os políticos estão inativos frente à adversidade, os indivíduos não são mais capazes de ter acesso a um direito fundamental à sua vida: a cidadania. Portanto, a “mutilação” da garantia situacional potencializa a carência de documentação civil e, consequentemente, a invisibilidade social.

Tem-se, em adjacência, outro pilar que ampara o infortúnio: a omissão da mídia. A tal respeito, Herbert Marcuse, filósofo alemão, afirma que a imprensa banaliza os fenômenos nocivos ocorridos na sociedade e, assim, perturba várias pessoas. De fato, esse pensamento é confirmativo: inúmeras vezes, os veículos comunicativos deixam de apoiar causas essenciais para o desenvolvimento da sociedade, como o combate à invisibilidade social, com o intuito de sustentar pautas que sejam financeiramente favoráveis, tais como polêmicas acontecidas com artistas ou jogadores de futebol famosos, o que se dá, sobretudo, pelo rápido avanço da mentalidade capitalista - ou seja, colocar o lucro em cima do bem-estar da coletividade - em todo o mundo. Em decorrência disso, a imperceptibilidade comunitária vigora, dado que, sem o apoio da mídia, a difusão informativa sobre o público que não goza de documentação civil é reduzida e, dessa forma, a população o abandona, perpetuando, então, o óbice. Dito isso, fica nítido que a indiferença da imprensa intensifica a falta de registro civil.

Nota-se, dessa arte, a necessidade de se combater a invisibilidade social. Visando efetivar essa urgência, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve, mediante assistência financeira por parte do Ministério da Economia, elaborar pesquisas que busquem encontrar as pessoas que não possuem documentação civil e, depois, as levar ao cartório com maior proximidade de sua residência. Além disso, redes midiáticas, como a Globo e o SBT, têm de fazer propagandas de alto alcance que incentivem a emissão da certidão de nascimento. Com essas medidas, espera-se que, diferentemente da produção artística feita por Portinari, mais brasileiros possam sair do espectro da miséria.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 171

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96290
@Fortes Menos de 1000 eu choro kkkkk

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
1
Avatar do usuário
Por Alunxovo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96400
Fortes escreveu:Redação pontuada, João. :D
você corrige redação?
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
43 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
61 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
21 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
60 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
54 Exibições
por Thiagom445

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

Minha redação:)

Segundo o insigne escritor brasileiro Gilberto Dim[…]

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM