O conceito de “Cidadanias mutiladas” - desenvolvido por Milton Santos, geógrafo brasileiro - defende que, em função da improdutividade política, a posição do cidadão como merecedor de benefícios sociais é deturpada. No que diz respeito à realidade dos brasileiros que não dispõem de documentação civil, Santos está correto: em várias ocasiões, estadistas brasileiros, como os deputados, os prefeitos e, inclusive, o presidente, descartam a adoção de medidas contra as principais mazelas sociais, tais como a invisibilidade social, o que poderia ser feito, por exemplo, com a aplicação de capital em pesquisas geográficas que identifiquem o público afetado pelo empecilho em discussão e, desse modo, levem-no ao cartório mais próximo de sua região. Isso, claramente, confirma o postulado por Santos, já que, ao observar que os políticos estão inativos frente à adversidade, os indivíduos não são mais capazes de ter acesso a um direito fundamental à sua vida: a cidadania. Portanto, a “mutilação” da garantia situacional potencializa a carência de documentação civil e, consequentemente, a invisibilidade social.
Tem-se, em adjacência, outro pilar que ampara o infortúnio: a omissão da mídia. A tal respeito, Herbert Marcuse, filósofo alemão, afirma que a imprensa banaliza os fenômenos nocivos ocorridos na sociedade e, assim, perturba várias pessoas. De fato, esse pensamento é confirmativo: inúmeras vezes, os veículos comunicativos deixam de apoiar causas essenciais para o desenvolvimento da sociedade, como o combate à invisibilidade social, com o intuito de sustentar pautas que sejam financeiramente favoráveis, tais como polêmicas acontecidas com artistas ou jogadores de futebol famosos, o que se dá, sobretudo, pelo rápido avanço da mentalidade capitalista - ou seja, colocar o lucro em cima do bem-estar da coletividade - em todo o mundo. Em decorrência disso, a imperceptibilidade comunitária vigora, dado que, sem o apoio da mídia, a difusão informativa sobre o público que não goza de documentação civil é reduzida e, dessa forma, a população o abandona, perpetuando, então, o óbice. Dito isso, fica nítido que a indiferença da imprensa intensifica a falta de registro civil.
Nota-se, dessa arte, a necessidade de se combater a invisibilidade social. Visando efetivar essa urgência, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve, mediante assistência financeira por parte do Ministério da Economia, elaborar pesquisas que busquem encontrar as pessoas que não possuem documentação civil e, depois, as levar ao cartório com maior proximidade de sua residência. Além disso, redes midiáticas, como a Globo e o SBT, têm de fazer propagandas de alto alcance que incentivem a emissão da certidão de nascimento. Com essas medidas, espera-se que, diferentemente da produção artística feita por Portinari, mais brasileiros possam sair do espectro da miséria.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 171
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.