Em primeira análise, nota-se que um dos maiores problemas do sistema carcerário hoje em dia é tratar o indivíduo somente como um criminoso, incapaz de viver na sociedade e não pensar que para crimes leves em dois ou cinco anos ele estará de novo nas ruas e poderá escolher entre continuar sendo bandido ou recomeçar. Segundo o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa pela qual se pode mudar o mundo”, diante dessa idea percebe-se que a escassez de programas penitenciários para reeducação dos presos e falta de parceria com empresas buscando abertura nos mercados para o detento corrobora a sua volta para o crime.
Em segundo plano, o prejulgamento das pessoas censura os ex-detentos e nega espaço no mercado de trabalho. Em virtude disso vê-se muitos casos onde os egressos saem com a intenção de mudar de vida, realizam diversas entrevistas de emprego mas não obtém resultados, essa barreira gerada pelo preconceito acaba os levando a voltar para o crime em busca de conseguir sustentar suas famílias, ou mesmo pela necessidade de estar em um grupo onde é aceito. O educador brasileiro Paulo Freire em uma de suas frases pontua que mudar é difícil, mas é possível, a exemplo disso identifica-se que a quebra dos paradigmas sociais sobre os ex-detentos podem ajudá-los na inserção no mercado de trabalho e mudança de vida.
Portanto, urge que o Governo e 0 Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) realizem mudanças no sistema prisional brasileiro, através de leis, programas de reeducação social e parceria com empresas. Os programas devem oferecer cursos, paletras para a sociedadde sobre o tema, e as leis devem promover a inserção dos detentos em empresas parceiras, para que ao sair do cárcere tenham oportunidades no mercado de trabalho. Assim sendo, com o esforço conjunto da população o impasse será ultrapassado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada