A educação como mediador da formação de cidadões proporciona um desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no direcionamento de acionar mudanças no meio ambiente e na sociedade, mas para isso ocorrer é necessário estimular o surgimento de valores humanos é sociais entre individuos. Porém, como a educação no Brasil é extremamente desatualizada e ineficaz por nigligenciamento do governo em relação a ela, torna-se dificíl o desenvolvimento dos Brasileiros em relação ao meio ambiente, e ao mundo, é como Sócrates diz: "O verdadeiro conhecimento existe ao saber que nada sei." E por meio da educação buscamos esse saber e a buscar pelo saber desenvolvera em nós senso crítico.
Tendo em vista, que, um cidadão informado e integrado de lógica organicista com consciência crítica pode pelo coletivo direcionar ações de atuação e transformação deste modelo conteporâneo segregador para a construção de uma nova sociedade baseada na ética, igualdade de deveres com benéfica relação entre homem e natureza. Pois, a totalidade global deve percorrer o seguinte pensamento: "A consciência para ser ecologica precisa ser critica." (Loureiro,2002,p.32). Mas essa consciência critica tornou-se rara entre os individuos, porque, a sociedade ficou preguiçosa e desinformada então ao invez de buscar a verdade apenas aceitam as coisas como são mostradas sem questionar.
Conclui-se, que, O Governo e as Ongs devem agir. O governo precisa investir na Educação e nas escolas, porque, uma boa escola insentiva os alunos a se esforça mais pois o ambiente torna-se mais acolhedor, e por consequencia os professores se esforçam mais pelos alunos, assim desenvolvendo os alunos com mais eficiência. E as Ongs devem criar projetos fisícos e online em pontos estrategicos do Brasil como por exemplo aréas movimentadas e comunidades e o projeto online devem ser divulgado por todo o Brasil para todos os tipos de publicos aprenderem sobre o meio ambiente e suas belezas assim abrindo os olhos das pessoas sobre o nosso mundo desta forma a falta de consciência critica sobre os problemas ambientais ficaram no passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada