Em primeira análise, nota-se que o descaso do governo, influência diretamente no aumento da problemática. Segundo o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o qual afirma que a “Violência simbólica” se expressa quando uma determinada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos, fato semelhante à dificuldade relacionada ao trabalho informal, devido à falta dos benefícios trabalhistas. Desse modo, há, consequentemente, cidadãos que trabalham informalmente, não tem acesso a esses direitos, o quais deveriam ser assegurados pelo governo, já que, dificulta a inclusão deles, no panorama econômico do país. Nesse contexto, é essencial superar esses paradigmas que prejudicam diversos indivíduos.
Ademais, é válido ressaltar que a falta de inclusão potencializa essa conjuntura. A escritora Djamila Ribeiro defende ser preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, a ideia da autora vai de encontro da sociedade brasileira, dado que a invisibilidade, assim, como a exclusão dos indivíduos que trabalham informalmente aumenta. Isso se justifica pelo fato de que, no Brasil, esse exemplo de trabalho é desvalorizado, de modo a, por conseguinte, faz com que os trabalhadores se prejudiquem com a falta de benefícios sociais. Então, é imprescindível, logo, a dissolução dessa conjuntura.
Portanto, torna-se urgente a implantação de medidas públicas para alterar esse quadro. Desse modo, cabe ao Poder Executivo, mais especificamente, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, possibilitar o acesso a todos os serviços trabalhistas para os trabalhadores informais, por meio do (MEI) — Microempreendedor Individual, de modo que todos os cidadãos que não são assalariados possam garantir seus direitos, de modo a incluir aqueles que não tem registro formal no campo econômico. Além disso, convém ao Ministério da Economia a realização de palestras em salas de aulas para a propagação de informações sobre o trabalho informal no Brasil, em função de termos uma sociedade inclusiva e, assim, ter seus direitos constitucionais garantidos para não ser comparada com uma cidadania de papel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.