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Por Alynee
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Conforme o jornalista Gilberto Dimenstein, os cidadãos brasileiros vivem em uma cidadania de papel, uma vez que seus direitos constitucionais não são usufruídos de forma plena. Nesse sentido, o conceito desenvolvido pelo autor aplica-se, de fato, a realidade do Brasil, posto que os empecilhos para estabelecer o trabalho informal no cenário econômico brasileiro atual impede a concretização dos benefícios normativos. Dessa forma, convém ressaltar que a negligência governamental e a exclusão social são aspectos motivadores desse cenário.

  Em primeira análise, nota-se que o descaso do governo, influência diretamente no aumento da problemática. Segundo o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o qual afirma que a “Violência simbólica” se expressa quando uma determinada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos, fato semelhante à dificuldade relacionada ao trabalho informal, devido à falta dos benefícios trabalhistas. Desse modo, há, consequentemente, cidadãos que trabalham informalmente, não tem acesso a esses direitos, o quais deveriam ser assegurados pelo governo, já que, dificulta a inclusão deles, no panorama econômico do país. Nesse contexto, é essencial superar esses paradigmas que prejudicam diversos indivíduos.

  Ademais, é válido ressaltar que a falta de inclusão potencializa essa conjuntura. A escritora Djamila Ribeiro defende ser preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, a ideia da autora vai de encontro da sociedade brasileira, dado que a invisibilidade, assim, como a exclusão dos indivíduos que trabalham informalmente aumenta. Isso se justifica pelo fato de que, no Brasil, esse exemplo de trabalho é desvalorizado, de modo a, por conseguinte, faz com que os trabalhadores se prejudiquem com a falta de benefícios sociais. Então, é imprescindível, logo, a dissolução dessa conjuntura.

  Portanto, torna-se urgente a implantação de medidas públicas para alterar esse quadro. Desse modo, cabe ao Poder Executivo, mais especificamente, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, possibilitar o acesso a todos os serviços trabalhistas para os trabalhadores informais, por meio do (MEI) — Microempreendedor Individual, de modo que todos os cidadãos que não são assalariados possam garantir seus direitos, de modo a incluir aqueles que não tem registro formal no campo econômico. Além disso, convém ao Ministério da Economia a realização de palestras em salas de aulas para a propagação de informações sobre o trabalho informal no Brasil, em função de termos uma sociedade inclusiva e, assim, ter seus direitos constitucionais garantidos para não ser comparada com uma cidadania de papel.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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