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Por ferconcursou
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#95696
Mente aquele que afirma que, quando exposto aos meios de comunicação, seja via rádio, televisão ou internet, não se depara com anúncios comerciais. Tais veículos, desde que criados, são vitrines de produtos, ideias e bens de consumo que têm a intenção de suprir, de alguma forma, determinadas necessidades humanas. Contudo, muito além do viés comercial, a publicidade também influência a construção e desconstrução de estereótipos, os quais afetam a cultura, as relações interpessoais e, por vezes, a autoestima das pessoas.
A função da publicidade, em essência, é apresentar ao público alvo as características e funcionalidades de determinados produtos, de maneira a fazer com que o espectador identifique ali uma solução para sua necessidade. Para isso, a publicidade lança mão de situações corriqueiras, juntamente a pitadas de humor, com as quais o público se identifique. Tal método é eficaz, porém deve-se ter cuidado para não reforçar, através das propagandas, estereótipos que são negativos.
Pode-se citar como exemplo de estereótipos negativos as propagandas de lâminas depilatórias para mulheres, nas quais elas passam o produto em áreas que não têm pelos. Tais propagandas reforçam o estereótipo de que mulheres não têm pelos, o que não é verdade, mas sim apenas uma representação que favorece a estética agradável à sociedade. Outro exemplo são as propagandas de perfumes/desodorantes masculinos, que usam da imagem de homens fora do padrão social, os quais são representados como inferiores em relação aqueles que fazem uso do tal produto anunciado. Esses são alguns dos muitos estereótipos reforçados pela mídia em suas propagandas e que afetam diretamente a relação das pessoas, entre elas e com elas mesmas.
É verdade também que a mesma mídia que reforça tais estereótipos pode ser aquela que ajudará a desconstruí-los. É possível perceber, principalmente nos anúncios em redes sociais, que a publicidade tem se preocupado em ser mais fiel à realidade, mostrando pessoas reais, com corpos reais, e sem distinção entre eles. Não é mais bem aceito pelo público, principalmente os mais jovens, propagandas que desmereçam as pessoas ou usem de "humor" para as inferiorizar, e por essa razão a indústria publicitária está adaptando sua forma de se comunicar.
Desta forma, a possibilidade de ter-se a publicidade mais próxima à realidade das pessoas é promissora, pois o combate aos estereótipos por meio das propagandas é um grande passo para a construção de uma sociedade mais tolerante, realista e respeitosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Katsmoking
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#95697
Bom dia! Gostei muito da sua redação, não vejo problemas que necessitem muito detalhamento, somente alguns conselhos:

- Tente citar pelo menos um ou dois repertórios que não sejam pessoais, gera uma conexão mais clara entre o leitor com aquilo que quer transmitir, por exemplo, na parte de lâminas depilatórias, citar propagandas da Gilette, na parte das redes sociais mais fiéis à realidade, citar empresas que colaborem com uma pauta social, etc..

- Particularmente, não sou fã dos 5 parágrafos. Penso que gerou um desequilíbrio na sua redação, o primeiro e o segundo formariam, juntos, a sua introdução, a qual estaria 100% completa com apresentação e problematização do tema, explicação e detalhamento da publicidade, não tendo necessidade de expandir toda a parte da explicação em um novo parágrafo, mesmo em redações modelo concurso é comum seguir essa linha.

- A sua conclusão ficou muito rasa, é a única parte com lacuna argumentativa significativa,: Promissora porquê? Tendo em vista que as propagandas criam e destroem estereótipos a todo momento. Além disso, senti falta de um resumo final de suas ideias(teses e tema) para que juntas, comprovassem e estruturassem melhor a sua afirmação de uma sociedade melhor.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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Por ferconcursou
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#96060
@Katsmoking , muito obrigada por suas considerações! Concordo com você em todos os pontos e agradeço muito pelas dicas/sugestões. Sobre a conclusão, me faltou tempo rss... simulando até isso nas redações de teste :lol:
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