Decerto, os índices de evasão escolar tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) revelam que, em 2020, o percentual de estudantes do ensino médio que abandonaram o instituto foi de 2,3%, tendo um acréscimo de 3,3% em 2021, deixando evidente a negligência estatal no auxílio a essa população, uma vez que tais evacuações ocorrem quando, na maioria dos casos, esses adolescentes vivem em situações precárias e necessitam integrar-se no mercado de trabalho precocemente, desamparados pelo governo. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura governamental de forma urgente.
Ademais, deve-se ressaltar também a maneira rudimentar de ensino condicionado à alguns alunos pelo seus professores. No documentário Educação.doc , foi distinguido tais características em profissionais da educação de um instituto e logo, medidas foram tomadas para reverter esse contexto. Equivalente a isso, é possível deparar-se com aspectos análogos de educadores no país, propiciando a redução do caráter atrativo de estudantes pela escola, pois, além da omissão eficiente do ensino em classe, os docentes sentem-se desvalorizados em todas as esferas sociais, devido à baixa remuneração salarial. Desse modo, é de fugacidade a solução desse óbice.
Em síntese, cabe analisar a necessidade da subtração desses obstáculos.sendo assim, é de competência do instituto de ensino, estabelecer uma relação entre escola e comunidade a fim de obter maior participação familiar no âmbito acadêmico, esclarecendo a precisão de jovens e crianças no meio educacional, por palestras e campanhas que serão realizadas com a verba destinada a essas entidades. Somado a isso, cabe ao Ministério Público da Educação, dispor, especializações continuadas de professores além de uma maior remuneração a esses profissionais, por meio de impostos pagos pela sociedade, mantendo os educadores motivados para o ensino. Feito isso, o conflito vivenciado no filme "Preciosa" não se perpetuará.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada