Primeiramente, é importante destacar a carência de investimentos para ensinos técnicos voltados para a formação profissional, o que dificulta ainda mais a problemática. A partir disso, a falta de experiência prática acaba sendo um fator limitante para jovens que buscam uma primeira oportunidade. Esse cenário, faz com que a descrença sobre o âmbito ocupacional aumente cada vez mais. Fato descrito pelo diretor da FVG Social, Marcelo Neri diz, que 30% dos jovens brasileiros acreditam que não têm perspectiva de ascender socialmente ao trabalho.
Ademais, o avanço tecnológico ao longo dos anos influencia as relações de trabalho e traz transformações as profissões atuais. Entretanto, essas mudanças podem serem vistas como negativas, causando o aumento do desemprego e desigualdade social. Consequentemente afetando jovens que estão se adentrando ao espaço do mercado de trabalho. Uma pesquisa mostra que, entre 2015 e 2019, jovens de 15 a 29 anos perderam 14% da renda proveniente do trabalho. Dessa maneira, é evidente o avanço descontrolado da tecnologia como barreira para o desenvolvimento profissional.
Portanto, faz-se necessário a melhoria na educação para o aprimoramento de experiências e habilidades que o mercado de trabalho atual exige. Além disso cabe ao jovem buscar meios alternativos que possam ajudá-lo nessa situação. Paralelo a isso, o Ministério do Trabalho, deve promover pesquisas e debates que auxiliem os jovens nessa nova etapa de suas vidas. Afinal, a nova geração é essencial para nos guiaram para um futuro melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.