Observa-se, de início que há uma privação das crianças de viver com as diferenças. De acordo com o historiador francês e Hippolyte Taine, o Meio, a Raça e o Momento são influenciadores diretos da construção do indivíduo. Logo, evidente que o Meio familiar possui forte poder de intervenção no desenvolvimento do cidadão, especialmente se a criança não tiver a oportunidade de frequentar outros ambientes. Com isso, restringir a educação do infante a um ambiente domiciliar é permitir que esse Meio influencie diretamente na construção de pensamentos e preconceito, já que essa criança não vivenciará a pluralidade de ideias que a escola permite.
Além disso, a canção "Como Nossos Pais" de Belchior, explicita a forma como os seres humanos são, quase que em sua totalidade, um reflexo do país. Nesse paralelo, entende-se que com a implantação da educação domiciliar essa visão do compositor não será confirmada como também expandida, já que os pais passaram a ditar, coercivamente, suas visões de mundo para os filhos, já que o processo de ensino não será imparcial como nas escolas, pois, automática e inconscientemente os pais passaram aos filhos suas perspectivas como certas e absolutas.
Portanto, é inegável que a educação domiciliar é uma consequência da Educação Moderna, a qual, infelizmente se desenvolveu com a pandemia do Covid-19. Assim, é fundamental que os profissionais da educação mobilizem ações educativas nas comunidades para elucidar as diversas escolas sobre os riscos da aprovação da Lei, por meio de manifestos nas mídias - sobretudo nas redes sociais. Dessa forma, irá pressionar o corpo social a se manifestar contra a aprovação dessa Lei do Homeschooling.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada