Diante desse cenário, é importante pontuar, a princípio, a dificuldade para dormir como um entrave à realização eficaz das ocupações e responsabilidades rotineiras. Essa circunstância decorre do fato de que, assim como postulado pelo filósofo coreano Byung- Chul Han, a modernidade conduz os indivíduos á hipervalorização do completo esgotamento físico e mental em prol do alcance de um rendimento ideal nos seus encargos, sejam eles profissionais, acadêmicos ou domésticos, na medida em que o descanso e o lazer são subjugados, porquanto os limites entre a proatividade e o bem-estar são diligenciados, e, por conseguinte, a excelência pretendida se transforma em déficits adversos. Como resultado, a normalização dessa conduta é a principal indutora da obstrução contínua do sono, a qual provoca, a curto prazo, a deterioração da memória, da atenção plena e da disposição ativa, tornando as práticas habituais – como de estudar e de dirigir – verdadeiros desafios. Logo, não tratar o adormecimento como um ato essencial afeta a dinâmica da vida em coletividade.
Além disso, vale ressaltar a insônia como um impasse que facilita o desenvolvimento de doenças de alto risco. Segundo o promulgado na Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito primário e deve ser garantida pelo Estado e pela sociedade, contudo, o acompanhamento e o tratamento médico-especializado dessa baixa qualidade do sono são, respectivamente, pouco procurado e pouco disseminado, em razão do estigma de que ela é irremediável, mesmo atingindo gravemente parte da população nacional. Sob essa lógica, os mecanismos para consolidação do idealizado na Magna Carta são negligenciados, dado que o surgimento de patologias – a hipertensão e a diabete– tem a sua incidência aumentada devido à falta de diagnóstico e de terapia curativa precoce de enfermidades antecessoras, como a apneia noturna. Como consequência, essa desatenção quanto a esse obstáculo demonstra a transformação de adversidades tratáveis em quadros clínicos complexos. Dessa maneira, o combate a esse distúrbio é fundamental para inibir a sua perpetuação.
Portanto, urge a tomada de medidas para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde deve realizar um projeto informativo, por meio de campanhas educativas, a partir, especificamente, do investimento de 10% dos recursos destinados a esse órgão para promoção de palestras e de propagandas contrárias à noção de produtividade acima do sono, a fim de evitar que a insônia crônica persista entre o povo. Cabe, ainda, o apoio da mídia na divulgação dos núcleos de atendimento médico gratuito e da importância de procurá-los, com o intuito de mudar a realidade exibida no documentário.
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.