Em primeiro lugar, é fulcral salientar que, assim como a máquina midiática administra suas divulgações de modo a promulgar a salubridade do exposto pela imprensa, todavia, o dito não se assemelha ao debatido em questão. Nesse caso, consoante ao filósofo Thomas Hobbes, o Estado deve se encarregar da manutenção do corpo civil, evitando, assim, problemas. Entretanto, tendo em vista que os “Podcasts” são, em sua maioria, independentes, o governo não tem poder e, desse modo, fica de total seriedade ao criador não divulgar dados inverídicos que, em casos isolados, ainda assim, não acontece, fomentando o revés e empobrecendo o pensamento crítico coletivo dos ouvintes e, por conseguinte, o coletivo na totalidade. Destarte, fica claro a secundarizarão do papel dos criadores deste tipo de conteúdo.
Ademais, a irresponsabilidade no que se refere ao comprometimento de falas salubres do interlocutor se encaixam como tonificadores em pauta. A título de exemplo, o brasileiro “Flow Podcast”, em uma de suas entrevistas, por um deslize do apresentador “Monark”, possibilitou, em uma transmissão ao vivo, uma fala de consentimento com ideias de um partido nazista. Em vista disso, a coletividade se vê em risco, pois, com a imprevisibilidade e descontrole por parte dos interlocutores ou de convidados ao programa, sem mediação do público que está assistindo – que, em um cenário hodierno, crianças estão cada vez mais “cibernéticas” -, poderá causar rebuliços e divisões de opiniões, assim como ocorrido com o exemplo citado e, em casos extremamente graves, a corroboração do pensamento insalubre. Em suma, é vital acabarmos com tais entraves.
Neste momento, é de interesse público que este assunto seja revisto. Portanto, cabe a mídia, em conjunto com o Ministério da Educação, originarem recursos de propagação de informação legitima – as quais irão atenuar o impasse de inveracidade – e, além disso, com a ajuda do órgão responsável pela formação do caráter popular nacional, ensinarem os discentes a realizarem pesquisas que encontrem fontes confiáveis – pois, em um cenário onde a crescente onda de “Podcasts” aumente, será mais fácil a identificação e evasão do conteúdo nocivo – para que haja, temporalmente, harmonia social. Assim sendo, caso tais propostas sejam aplicadas, espera-se que possamos atingir um estado onde ocorridos como o do “Flow Podcast” se tornem história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.