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Por Taina9888
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Tema: O esporte como ferramenta de inclusão

Em uma cena clássica de Naruto, o protagonista tem a autoconfiança elevada após a população de sua vila reconhecer seus esforços nas artes marciais. Em alusão a ficção, os esportes tem se tornado uma importante ferramenta de inclusão social, contribuindo em diversos ensinamentos motores e fundamentais para a formação do indivíduo.
De início, é importante ressaltar que em comunidades carentes, os esportes impedem que os jovens recorram à criminalidade para melhorar suas condições de vida, além disso, é fato que a prática de esportes mantém o corpo saudável, mais disposto e ativo. As atividades físicas também previnem o aumento da obesidade infantil, que no Brasil, vem se crescendo e se tornou um grande problema de saúde pública.
Outro aspecto que muito se discute é a aproximação de deficientes físicos e intelectuais no convívio social, e apesar que a maioria deles tenham dificuldades locomotivas o esporte adaptado possui amplas possibilidades para serem exercidos, ademais, atenuam o desenvolvimento de doenças psicológicas, como a depressão.
Diante disso, é de suma importância criar mais institutos e programas sociais precipuamente em locais de difícil acesso para dar oportunidade incluindo-os na sociedade, bem como, é benéfico à criação de mais academias ao ar livre em prol do lazer e saúde da população como um todo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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