Em primeiro lugar, é evidente observar a crescente dessemelhança da coletividade, em geral, inerente ao sistema do capitalismo contemporâneo, como uma de suas causas. Nesse ínterim, em contraste, a Constituição Federal de 1988 certifica-se de que, no Art. 3, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária seria uma de suas metas. Entretanto, na contemporaneidade, o dito não tem sido exercido efetivamente e, em consequência disso, percebe-se a ascensão da supressão de partes pequenas do corpo civil, sendo elas, frequentemente, minorias étnicas, como negros e portadores de deficiências físicas, onde são negligenciados e privados de seus direitos previstos na Carta Magna. Em suma, é essencial que este assunto seja solucionado.
Ademais, faz-se fulcral salientar que, devido à ignorância do povo em relação ao hodierno estado fragilizado que se encontram tais pessoas, interpreta-se, desse modo, como um disseminador do empecilho. A título de exemplo, o escritor e filósofo brasileiro Marque de Maricá, diz: “A opinião que domina é sempre intolerante, ainda quando se recomenda por muito liberal”. De maneira idêntica, é cabível assimilar o exposto à conjuntura moderna: a sociedade, de uma forma bruta, exclui tudo e todos aqueles que não se encaixam em seu padrão, em outras palavras, a banalização do perfeito se encontra com as diferenças das minorias e, consequentemente, a mais frágil perde. Dito isso, é imprescindível que isto seja revisto.
Assim sendo, é de interesse público que o assunto seja visto. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, em conjunto com o da Cidadania, por meio de verbas governamentais, realizem ações que asseguram os direitos prometidos a tais parcelas sociais e, além disso, lecionar os cidadãos a respeitarem e acolherem o próximo, se adequando a dissimilitude para que, dessa maneira, possamos acabar com o imbróglio. Enfim, caso tais propostas sejam aplicadas, espera-se que, temporalmente, o assunto seja deteriorado e, assim, possamos nos adequar e exercer a definição de “igualdade” em território nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.